Workshop destaca boas práticas de gestores, pedagogos e professores da rede estadual

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Representantes de escolas da zona norte apresentaram as iniciativas pedagógicas, nesta quarta (09/12)

 

Aproximadamente 100 gestores, pedagogos e professores participam, nesta quarta e quinta-feira (09 e 10/12), do 1º workshop “Práticas Exitosas de Gestão Escolar 2020”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 6. A ação tem como objetivo apresentar as práticas exitosas das 27 escolas da CDE, identificadas durante o ano letivo de 2020.

Durante o evento, foram expostos 33 trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, durante o período de aulas remotas, tais como: “Reaproveitamento de materiais sólidos (PET) em jardim”, “Ciência em casa: práticas experimentais em período de pandemia” e “Metodologias ativas aplicadas ao ensino híbrido”, dentre outros.

“Sem dúvida, este foi um ano completamente atípico. Tivemos que nos reinventar, e é muito gratificante ver estes trabalhos, muitos deles produzidos durante o período de quarentena, ganhando espaço para serem vistos, mostrando o quanto estes educadores se adaptaram para garantir um conteúdo de qualidade aos estudantes”, afirma a secretária executiva adjunta da Capital, professora Arlete Mendonça. 

A programação do evento conta, ainda, com uma série de palestras sobre o “Uso de tecnologias como ferramentas de gestão” e o “Papel da gestão escolar frente à pandemia”. 

“Este workshop não é voltado somente para gestores. Nós entendemos que diretores, pedagogos e professores tiveram fundamental relevância durante este ano letivo e, por isso, nós criamos o ‘Prêmio Professor Pedagogo Transformador’, que vai selecionar os trabalhos que alcançaram excelentes resultados, além de propiciar momentos de troca de experiências entre as escolas da  CDE 6, visando, desta forma, o reconhecimento das equipes atuantes nas unidade de ensino”, enfatiza o coordenador distrital de Educação, David Martins.

Poemas – Uma das práticas de destaque é o trabalho desenvolvido na Escola Estadual (EE) Professora Wilma Vittoriano Geber, intitulado “Aluno escritor e o ensino remoto no 2º ciclo do Ensino Fundamental”, que selecionou poemas produzidos pelos estudantes durante o período de isolamento social/aulas remotas e que, agora, estão publicadas no livro “Pandemia – Antologia poética de uma quarentena”.

Conduzida pelo professor Marcelo Silva, a obra reúne os temas debatidos durante este período. “Todos os nossos diálogos aconteceram de forma virtual, com pais e estudantes. Selecionamos os assuntos e distribuímos entre eles, de forma que cada um poderia desenvolver o assunto escolhido. A partir daí, buscamos orientar cada aluno com relação às suas dúvidas e demandas e, ao final, publicamos estes conteúdos em um blog. Em seguida, reunimos estes materiais em um livro”, conclui Marcelo.

Foto: Karine Pantoja/Seduc-AM