Sadeam 2023: Secretaria de Educação promove capacitação para supervisores e multiplicadores

Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (62)

O Governo do  Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, realizou  neste domingo (15/10) formação com os profissionais que atuarão na aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) 2023. A avaliação tem como objetivo principal aferir o desempenho educacional dos estudantes, oferecendo  subsídios para a formulação e reformulação de políticas públicas a nível estadual.

Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar capacitou 11 supervisores e 83 multiplicadores, que serão responsáveis pela condução da aplicação das provas nos 62 municípios do estado. Durante a formação, os técnicos receberam instruções metodológicas e materiais instrutivos referentes  à organização e à aplicação das provas.

Este ano, a avaliação será voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo aplicada no período de 23 de outubro a 10 de novembro, para mais de 60 mil alunos da rede pública,  totalizando 1.080 escolas estaduais e municipais, tanto da capital, quanto do interior.

A coordenadora estadual do Sadeam, da Gerência de Avaliação e Desempenho,  Nelyzabel Menezes, acrescentou que o sistema é um programa de avaliação externa, cujo os resultados das provas resultarão em um diagnóstico dos níveis de proficiência/aprendizagem, em cada unidade escolar da rede pública estadual e municipal de ensino. A coordenadora destacou que a Secretaria de Educação tem tomado todas as medidas para assegurar o sucesso da aplicação.

“Nossa equipe está recebendo instruções metodológicas, para viabilização e garantia do sucesso da edição de 2023”, destacou a coordenadora.

As provas do Sadeam, além de integrarem o programa “Amazonas + Alfabetizado”, são um instrumento de suma importância para a garantia da  qualidade de ensino.

“Na função de multiplicador,  eu fico feliz por chegar às escolas para podermos aferir o trabalho dos nossos professores e desempenho dos nossos alunos”, ressaltou, o multiplicador da aplicação do Sadeam, Dário Pinheiro.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar