Visando a redução do abandono escolar, Seduc lança o projeto “Pais presentes, alunos eficientes”

Projeto incentivará a participação de pais e familiares no cotidiano escolar

“Pais presentes, alunos eficientes” é o nome do projeto que visa a redução dos índices de abandono escolar, desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com Conselhos Tutelares, do Juizado da Infância e Juventude Cível, Ministério Público do Estado do Amazonas, Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semmasdh).

Na Seduc,  o projeto é coordenado pela Gerência de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar (Geppae) e está sendo desenvolvido em 48 escolas estaduais localizadas nas zonas leste e norte de Manaus. O projeto busca sensibilizar pais e responsáveis quanto à importância de assumirem o papel e a responsabilidade na vida escolar de seus filhos, acompanhando ativamente suas atividades dentro da escola.

De acordo com a gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar da Seduc, Adriana Boh, o projeto reforçará as ações e combate à evasão e abandono escolar. “O abandono escolar é uma problemática que compromete o desenvolvimento educacional dos alunos. Este projeto, por meio de uma ampla campanha e com ações de parceria com instituições como os conselhos tutelares, a Seduc pretende fortalecer a política de prevenção ao abandono escolar”, informou Adriana Boh.

Dentre as atividades que farão parte do projeto estão: mapeamentos e identificação dos motivos que levam os alunos à evasão escolar; visitas às residências de estudantes que forem identificados como infrequentes em suas escolas; encaminhamento dos casos identificados aos órgãos responsáveis, dentre outras ações.

Segundo a Secretária Executiva Adjunta da Capital da Seduc, Nazaré Vicentim, a sensibilização dos pais é imprescindível para ajudar na redução dos índices de abandono escolar. “De acordo com dados de 2015, a rede pública estadual de ensino registrou um índice de 3,9% de evasão escolar no ensino fundamental e de aproximadamente 12% no ensino médio. A proposta desse trabalho é reduzir esses índices e é fundamental que os pais auxiliem esse trabalho, participando da vida escolar dos seus filhos e incentivando-os a estudar para garantir um futuro de sucesso”, afirmou Nazaré Vicentim.

Família e Escola

Para a gestora da escola estadual Cacilda Braule Pinto, localizada na zona leste de Manaus, a mobilização de famílias será um dos diferenciais do projeto.  “O projeto é traz grandes perspectivas, pois favorece diretamente a participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Este acompanhamento é essencial para a aprendizagem dos estudantes. Em nossa escola, já vínhamos fazendo um trabalho de aproximação da família e o índice de abandono escolar caiu de 13,5% para 5,6% e a nossa meta é diminuir cada vez mais”, informou a gestora.