Vices-presidentes da Coca-Cola e da Samsung visitam escola estadual em reserva ambiental

A escola estadual Thomas Lovejoy, localizada no núcleo de Conservação e Sustentabilidade do Tumbira, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Negro, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) recebeu no final de agosto, a visita ilustre do patrono da escola, o ambientalista norte-americano Thomas Lovejoy, que proferiu para a comunidade escolar local e alguns parceiros, uma palestra sobre a biodiversidade e a educação nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Amazonas.
 
A escola Thomas Lovejoy foi construída pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e é administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 
O superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, o vice-presidente da Coca-cola, Jack Correa, o vice-presidente da Samsung, Benjamin Saksu e a representante da Seduc, professora Inês Cardoso foram alguns dos presentes.
 
O encontro teve como objetivo discutir o ensino diferenciado nessas áreas, principalmente na APA do Rio Negro, identificando os problemas e propondo soluções. Transporte e motivação foram as principais dificuldades observadas, para as quais se determinou um maior acompanhamento pedagógico e supervisão mais frequente.
 
Durante o evento o representante da Coca-Cola, anunciou a doação de um barco para auxiliar o transporte dos estudantes da escola Thomas Lovejoy.
 
A comunidade de Tumbira fica a duas horas de barco da capital e é uma das quatro APAs, que possuem escolas estaduais em seus domínios. A escola estadual Thomas Lovejoy foi construída em parceria com a FAS para atender a demanda escolar da região e tem uma proposta sustentável, realizando um ensino diferenciado, apropriado ao contexto local e valorizando a cultura tradicional.
 
Além de assistir à palestra, os convidados visitaram as obras da construção de uma escola estadual na comunidade Três Unidos, também pertencente a Área de Proteção Ambiental do Rio Negro. A nova escola possuirá quatro salas de aulas, biblioteca, casa digital, refeitório, alojamento para alunos, casa do professor, sala de jogos, posto de saúde e terá a mesma proposta sustentável da escola Thomas Lovejoy.
 
Thomas Lovejoy
 
Thomas Lovejoy é cientista, ambientalista e pesquisador norte-americano, especializado em biodiversidade da Amazônia. Atualmente, ocupa os cargos de diretor do Instituto John Henz e de consultor do Banco Mundial para a Sustentabilidade.