“Vejo o empenho de cada um em querer saber e desenvolver o melhor”

WhatsApp Image 2018-05-30 at 16.14.18

No mundo em que vivemos estamos submetidos a diversas formas de cultura, a cada jeito de ser e de se vestir, demonstrando a diferença do outro e ao mesmo tempo a sua semelhança na vivência da sociedade em que estamos inseridos.

Mesmo no mundo evoluído que vivemos, hoje ainda podemos assistir coisas ruins em relação ao preconceito, a falta de respeito com o próximo, a amizade que as vezes é por interesse, o amor que muitas das vezes é por capricho e esquecemos de conhecer o outro, a sua necessidade e acabamos entrando em um profundo buraco negro do achismo.

Foi pensando assim que a professora Maria de Nazaré, de 45 anos, da Escola Estadual Tiradentes, localizada na Zona Sul de Manaus, conseguiu mudar um pouco o pensamento dos seus alunos com o projeto “Conhecendo o Outro”. Lecionando História e Sociologia, ela acredita na valorização dos seus alunos.

A implantação do projeto teve como finalidade incentivar e educar os alunos ao entendimento do seu próximo e como devemos valoriza-lo, independente de sua cor, língua, raça, cultura ou costumes. O objetivo do projeto tem como finalidade incentivar e educar o aluno no entendimento do seu próximo como ser social, e a valorização da pessoa, independente de seus valores e vivência

O projeto é realizado no início do 4º bimestre de cada ano, onde as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental mostram o seu desempenho e suas qualidades retratando cada item que será avaliado. São realizadas reuniões bimestrais com os pais, na qual é solicitada a participação e a colaboração de ambos para o desempenho de seus filhos, sabendo, no entanto, que o sucesso do projeto dependerá de todos.

Os critérios a serem desenvolvidos pelos alunos no projeto “Conhecendo o outro” trabalham a descoberta, o conhecimento dos costumes, cultura, danças, culinárias, a população, dentre outros itens que são retratados no dia da mostra. Esses alunos se envolvem com o intuito de apresentarem um excelente trabalho, pois apresentam para as outras séries da escola e convidados.

Duas semanas antes da mostra os alunos têm a missão de preparar convites com o tema de sua civilização e distribuir para todos os professores e convidados, incluindo os pais, que participam desse projeto ao serem espectadores e torcem para que a turma do seu filho venha ser a ganhadora ou a melhor da escola. O projeto foi criado e implantada há quatro anos na escola.

“O início do projeto deu-se a partir da necessidade do conhecimento que meus alunos deveriam adquirir sobre o indivíduo como um todo, fazendo me sentir bastante feliz em contribuir para o aprendizado e entendimento dos mesmo em uma convivência eficaz dentro de nossa sociedade. Vejo o empenho de cada um em querer saber e desenvolver o melhor, tanto para o público quanto para os seus familiares, que também participam e os apoiam”, disse a professora Maria.

O projeto “Conhecendo o outro” ao longo dos anos tem agregado a valorização ao seu semelhante, o respeito mútuo, no âmbito escolar, e independente de sua posição social ou classe.