‘Vampirão’: campanha de doação de sangue da EE Marcantonio Vilaça II espera recolher 1 mil bolsas de sangue para o Hemoam

Euzivaldo Queiroz-Seduc (7)

A campanha, que já está em sua 8ª edição, reúne doações do corpo docente, discente e familiares dos estudantes.

Até o próximo dia 22 de abril, a 8ª edição da campanha de doação de sangue da Escola Estadual (EE) Marcantonio Vilaça II, zona norte de Manaus, reúne o corpo docente, discente e familiares em prol de um propósito nobre: salvar vidas. A atividade, que já é consolidada no calendário anual da unidade de ensino, tem a previsão de recolher mais de 1 mil bolsas de sangue até o encerramento. 

A iniciativa ocorre em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que disponibilizou profissionais de saúde e o “vampirão”, veículo de coleta equipado para atender a população. 

Anteriormente, a ação era destinada exclusivamente aos alunos e corpo docente da EE  Marcantonio Vilaça II. Contudo, após a popularidade da campanha, a iniciativa ampliou o calendário de doação e também foram disponibilizadas datas aos finais de semana, o que estimulou a participação dos familiares dos alunos. 

“A gente abre o link para as inscrições de doações e rapidamente elas se esgotam. Também fazemos um reforço no preparo das merendas escolares, para que os alunos estejam bem alimentados e aptos para as doações”, ressaltou o diretor da unidade de ensino, o comandante Alysson Henriques. 

Nesta 8ª edição da campanha, a escola organizou-se para o recebimento de aproximadamente 120 bolsas de sangue por dia. Nas últimas duas edições, mais de 1,5 mil bolsas de sangue foram recolhidas durante as mobilizações. A atividade também tem momentos de descontração para os estudantes, com espaços de lazer e interatividade, por meio da música e dança.  

A ação também já foi premiada a nível estadual. Em 2022,  na categoria “Cidadania”, a iniciativa da EE  Marcantonio Vilaça II foi a campeã do prêmio “Gestão Inovadora”, realizado pela Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 


FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

TEXTO: Luiggi Bacelar