Último dia do Fórum da Undime conta com debates relacionados à educação básica e boas práticas nas escolas do AM

IMG_8132

O evento contou com a participação de diversos entidades da educação estadual e federal.

Técnicos e representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, bem como municipais e do governo federal participaram do encerramento do 5º Fórum Estadual Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes de Educação no Amazonas (Undime/AM), nesta sexta-feira (19/04).

Com o objetivo de apresentar diretrizes e políticas educacionais a todos os secretários e membros das Secretarias da rede pública de ensino do Amazonas, o encerramento do Fórum contou com a presença da secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, da secretária de Educação Básica do Ministério de Educação (MEC), Kátia Schweickardt, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, também do MEC, Zara Figueiredo, da secretária Municipal de Educação de Manaus, Dulce Almeida.

Apresentando o tema central “Perspectivas para a implementação das políticas públicas na educação em 2024: diálogo e práticas educativas em território amazonense”, o último dia de evento contou com a abordagem das boas práticas desenvolvidas nas escolas do Amazonas e das questões relacionadas à educação básica.

A secretária Arlete Mendonça reforçou que esse tema necessita da união das diversas secretarias do estado em parceria do governo federal, para que o Amazonas alcance o patamar esperado, que é a alfabetização de 100% das crianças do estado.

Com esse objetivo em vista, a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar também reforçou o pacto por meio do programa Amazonas+Alfabetizado, uma política do Governo do Amazonas em acordo ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do governo federal, o qual é um regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, em que os estados têm a responsabilidade de atuar diretamente nos municípios com a aplicação das avaliações.

“Para isso, a Secretaria tem como responsabilidade a realização da prova do Sadeam. Ano passado, o governo do estado fez um investimento de R$ 13 milhões, onde nós tivemos a participação de todos os municípios e nós vamos dar continuidade a esses investimentos, acompanhamentos e monitoramentos, para que a educação cresça cada vez mais”, disse a secretária Arlete Mendonça.

A programação

O evento contou com uma socialização entre os representantes das secretarias de todos os municípios para realizar uma roda de conversa sobre as boas práticas realizadas nas escolas do estado, além de uma palestra da Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.

Schweickardt afirmou que este foi um dia histórico para celebrar a força do modo de fazer política institucional e de estado voltada para o direito à qualidade de educação. Segundo ela, os estados e municípios possuem uma atuação direta na educação básica; por isso, para uma educação de qualidade, é preciso esse fortalecimento e esse trabalho em conjunto.

“Para nós, foi um momento chave porque o MEC não faz educação básica na ponta diretamente, ela é feita pelos entes subnacionais. A Secretaria de Educação tem um papel-chave nesse trabalho e nessa mediação entre o MEC e todos os outros 61 municípios do estado, além da capital”, afirmou a secretária, Kátia Schweickardt.

Pela tarde, as três gerências municipais de educação convidadas compartilharam experiências sobre a gestão de recursos públicos. Na sequência, outros três municípios debateram sobre os desafios relacionados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Indígena e Especial.

A presidente da Undime, Antônia Rodrigues da Silva, explicou que foram dias de muitas discussões, em que foram abordadas temáticas voltadas para educação inclusiva e de qualidade para todos. O fórum deste ano, segundo ela, foi extremamente importante para o fortalecimento do regime de educação.

“Saímos do Fórum com os dirigentes e profissionais técnicos muito mais fortalecidos para assim também fortalecer a gestão da educação e a política de educação em cada um dos municípios do nosso estado”, disse a presidente da Undime.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

TEXTO: Andrya Pietra