UEA e escola pública estadual promovem ação social

IMG_1611

Como parte das ações do curso “Educador Social do Envelhecimento Humano” a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a escola estadual Augusto Carneiro, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, centro, promoveu nesta semana uma ação social em benefício de aproximadamente 50 idosos de Manaus. A ação esteve integrada ao projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) que é desenvolvido pela universidade.

A ação contou com a participação de alunos do curso da UnATI, além de professores e estudantes da escola estadual Augusto Carneiro, que é administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é especializada no atendimento educacional a estudantes surdos.

A iniciativa social foi marcada pela entrega de cestas básicas e por apresentações culturais, protagonizadas pelo grupo de teatro Renascer em referência ao Dia das Mães, comemorado em maio.

A coordenadora do curso da UnATI, Norma Sandra Romero, destacou a importância da atividade. “Dentre as disciplinas presentes na grade curricular do curso, trabalhamos com noções de Libras e como prática da disciplina, tivemos a oportunidade de conhecer e interagir com os estudantes desta escola. Ficamos encantados com o amor e carinho dos professores para com as crianças surdas e para concluir esta atividade de campo reunimos a comunidade escolar nessa grande ação solidária”, afirmou.

Para a enfermeira e aluna do curso da UnATI, Selena Soares, a experiência de vivenciar a realidade de uma escola que trabalha com o atendimento a crianças surdas foi muito gratificante. “Em sala de aula, tivemos contato com noções de Libras, uma língua extremamente importante e que exige disciplina no aprendizado. Para reforçar os conteúdos assimilados em nosso curso, tivemos a oportunidade de conhecer a escola Augusto Carneiro. Ficamos muito contentes em conviver com as crianças, interagindo e vivenciando um pouco da realidade delas e a receptividade foi tão positiva que retornamos para realizar esta ação de solidariedade”, mencionou.

A gestora da escola, Hadeé dos Santos afirmou que a parceria com a UEA foi marcante, tanto pela iniciativa da campanha social quanto pela troca de experiências.

A atividade também contou com a participação do diretor-presidente da UnATI, médico Euler Ribeiro.