Técnicos da Ouvidoria da Seduc participam de curso sobre Mediação e Conciliação de Conflitos

Técnicos que atuam na ouvidoria da Seduc tiveram acesso à formação ministrada

Promover a capacitação acerca das técnicas de resolução de conflitos de forma estratégica foi o objetivo do curso “Mediação e Conciliação: Métodos Adequados para a Resolução de Conflitos”, organizado pela Prefeitura de Manaus em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Concluído nesta semana, o curso foi realizado na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, localizada no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da cidade.

Na Seduc, o curso contou com a participação dos servidores que atuam na Ouvidoria, tanto na sede do órgão como nas Coordenadorias Distritais de Educação, responsáveis administrativamente pelas escolas públicas estaduais em cada zona da cidade.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Amazonas e instrutora do curso, Adriana Lima, com a capacitação, os servidores estarão mais bem preparados para lidar com conflitos. “Dentro da proposta do curso, tivemos a mediação e a conciliação como direcionamento para melhorar a capacidade técnica dos servidores que já realizam esse trabalho na Seduc. Antes eles já possuíam esse conhecimento, mas a partir de agora, eles têm a técnica e a execução de como realizar esse trabalho, tornando-os aptos na resolução e conflitos de maneira mais dinâmica”, afirmou Adriana.

Com carga horária total de 26 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas, o curso de capacitação teve como conteúdos programáticos as seguintes propostas: política pública de tratamento adequado de conflitos; métodos alternativos de solução de conflitos; ferramentas de comunicação; postura adequada do mediador: como se portar; características e modalidades de mediação; etapas do processo de mediação; técnicas de conciliação; o papel do conciliador; enfoque normativo e ético de conciliação e suas aplicações no poder judiciários; diferenças e semelhanças entre mediação e conciliação e código de ética.

Para o ouvidor da Seduc, Ricardo Oliveira, o curso foi bastante proveitoso para os servidores que atuam nesse segmento. “Com o conhecimento adquirido nessa capacitação, temos melhores condições de melhorar a resolução dos conflitos e atender de forma mais satisfatória toda a comunidade escolar”, destacou.

Aprendizado

Segundo a ouvidora da Coordenadoria Distrital de Educação 2, Lúcia Chacon, que participou do curso, o aprendizado adquirido será fundamental em sua atuação. “Com o curso, percebi que a conciliação e mediação já faziam parte do nosso trabalho, mas agora, temos as técnicas adequadas para realizar esse trabalho efetivamente. A ideia, a partir desse treinamento, é multiplicar essas informações e tornar esse trabalho mais dinâmico”, explicou Lúcia Chacon.