Servidores da SEDUC participam da campanha Novembro Azul

Seduc Sede (6)

A campanha “Novembro Azul” movimentou servidores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), na manhã desta quarta-feira (07/11) com o tema “Um toque pela vida”. Os servidores receberam serviços diversos que ajudam no cuidado da prevenção e alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é a segunda doença que mais mata homens no mundo conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Novembro Azul - Eduardo Cavalcante-Seduc (5)Promovido pela Gerência de Promoção e Valorização do Servidor (Gervs) da secretaria, a campanha chega à sua 6ª edição neste ano promovendo serviços, palestras no cuidado e prevenção da saúde dos homens. As atividades foram realizas no Hall de  Galerias, na própria sede, no Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

O servidor Lúcio Dantas, 49, que é técnico administrativo, destaca que o homem é desligado na questão da saúde e ressalta que  a SEDUC contribui para alertar sobre os cuidados necessários. “A gente vive em uma correria muito grande, por isso é importante essa ação da SEDUC de trazer para o servidor a possibilidade de cuidar da sua saúde”, disse Dantas.

Serviços – Os serviços oferecidos para os servidores da sede foram: aferição de pressão arterial, exame dermatológico, teste de glicemia, exame PSA livre, tipagem sanguínea e vacinação contra febre amarela, gripe, hepatite B, sarampo e tétano.

De acordo com o supervisor de coordenação escolar de municípios,  Amarildo Pereira, 56, a campanha é de suma importância a todos os servidores da SEDUC. “Os exames nos ajudam a diagnosticar alguns tipos de doenças. Porque às vezes o servidor não tem a percepção que pode ser portador de alguma doença. A Secretaria está de parabéns por possibilitar esses exames para nós”, destaca Amarildo.

Novembro Azul - Eduardo Cavalcante-Seduc (4)O técnico administrativo José Valdir, 66, avalia como positiva as ações de prevenção promovidos pela SEDUC e relata sua família tem histórico de doenças não descoberta no seu início. “É uma forma positiva em que todos os anos devemos fazer os exames preventivos para que as pessoas que trabalham na SEDUC tenham facilidade no acesso a esses serviços. Meu pai passou por uma doença que infelizmente quando descobriu já estava em estado avançado”, explica Valdir.

A coordenadora do programa Valoriza RH da Gervs, Valéria Oliveira, frisa sobre a importância do servidor buscar a  prevenção no combate a doenças. “Cada ação, cada atividade, como aferição de pressão e glicemia é uma prevenção, uma forma de nós cuidarmos do nosso servidor, do homem. Através das campanhas Novembro Azul ou até mesmo do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria, foi possível identificar doenças e assim começar um tratamento médico”, concluiu a coordenadora.

Fotos: Eduardo Cavalcante/SEDUC