Servidora na ativa e com mais tempo de atuação na educação recebe homenagem do secretário Lourenço Braga em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

IMG_5571-2

Com a finalidade de reconhecer os 49 anos de serviço dedicados à educação, a pedagoga por formação e professora Lenice Torres do Nascimento, 69, foi escolhida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) para receber uma justa homenagem pelos anos de serviço público e também como forma de representar as mulheres da educação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (08/03).

O titular da SEDUC, professor Lourenço Braga, idealizou uma maneira de dedicar uma homenagem aos colaboradores da secretaria pelas suas histórias na educação que devem ser lembradas. A novidade foi uma galeria com o título “Personalidades da Educação”, com placas de honra ao mérito.

A servidora Lenice Torres inaugurou a galeria com uma placa em seu reconhecimento pela sua distinta história na educação do Estado. E sendo o Dia Internacional da Mulher, nada mais justo que iniciar este ato com uma das servidoras que no mês de junho deste ano, completa 49 anos de serviço educacional.

“Eu aprendi muito com a educação, vivencie e aconselhei. Desde criança tive vocação e brincava de ser professora, e queria ser professor de história do Brasil”, conta Torres. Estou muito feliz, porque é a primeira vez que um servidor é homenageado em vida”, confessou Torres.

O titular da SEDUC, professor Lourenço Braga, enfatizou a importância de se prestar a homenagem a essas mulheres que tanto se dedicam à educação.

Síntese da História da Servidora – A professora Lenice Torres do Nascimento, 69, natural de Manaus, tem três filhos, três netos e três bisnetos. Formada no Magistério pelo antigo Ginásio Ajuricaba, e Pedagogia pela Faculdade Sagrado Coração de Jesus, em Bauru São Paulo. Seus primeiros passos na educação foram como professora do 2º ciclo, na Educação Primária na Escola Estadual Getúlio Vargas, pelo decreto nº 1.336, 11 de março de 1969, assinado pelo então Secretário de Estado de Educação e Cultura, Antônio Vinicius Raposo da Câmara, na época.

“Um professor que não tem vocação, amor para ensinar, ele não vai ser um bom professor”, enfatiza.

No ano de 1974, Lenice realizou o concurso da SEDUC e foi aprovada como pedagoga. Trabalhou em alguns municípios do estado como: Carauari, Anori (onde foi fundadora e gestora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva). Atribuiu o cargo de gestora nas escolas estaduais: Cacilda Braule Pinto, Professor Reinaldo Thompson (ambos no Coroado) e Maria Madalena Santana de Lima (Armando Mendes), e no ano de 1993 foi convidada para exercer suas atividades na sede da secretaria de educação.

“Eu reprovo quando as pessoas não são bem atendidas em setores públicos. Casa de educação tem que atender as pessoas com sorriso, buscar resolver o problema das pessoas”, fala Torres.

Na SEDUC – Atualmente, Lenice Torres trabalha na sede da SEDUC, no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus, e exerce sua função na Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade.

“Temos que motivar os alunos ao estudo. Se o aluno não está aprendendo o professor precisa modificar o jeito de ensinar”, conclui.