Seminário discute frequência escolar dos beneficiados pelo programa Bolsa Família no Amazonas

Na última semana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Profissional Padre Anchieta (Cepan), realizou o ‘4º Seminário Regional de Acompanhamento da Frequência Escolar’, discutindo com representantes do Ministério da Educação (MEC) os indicadores de assiduidade dos beneficiados pelo programa ‘Bolsa Família’ no Amazonas. O encontro foi direcionado aos coordenadores do programa e aos operadores másteres da frequência escolar nos 62 municípios do Estado.

Segundo a coordenadora da freqüência escolar no Amazonas, Isamara Ohana, o encontro buscou aprimorar o trabalho de gestão do acompanhamento da frequência escolar das crianças e adolescentes beneficiadas pelo ‘Bolsa Família’, dando aos operadores másteres – responsáveis pelo acompanhamento da assiduidade – a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprimorar as ações do programa na região.

O acompanhamento das famílias beneficiadas pelo programa Federal no Amazonas é feito através do ‘Sistema Presença’, que consiste em uma plataforma disponível na internet, onde o operador máster de cada município, insere e acompanha os dados do estudante cadastrado.

Segundo o técnico do Ministério da Educação, Mauro Barros, esse acompanhamento tem feito a diferença, principalmente na redução do abandono e da evasão escolar no Estado, já que os dados servem como subsídio para que o poder público articule ações no campo da Educação Básica.

Barros também destacou que o acompanhamento da frequência escolar qualifica o Bolsa Família, levando-o não mais de ao nível de assistência imediata, mas de investimento no futuro.“A educação permite o rompimento do ciclo de reprodução da pobreza, por isso deve ser umas das preocupações do Programa”, afirmou.

Conforme registro da coordenação regional do Programa, 285.136 estudantes do Amazonas estão cadastrados no ‘Bolsa Família’ e seus responsáveis recebem o benefício regularmente do Governo Federal.