Selecionado no programa Jovens Embaixadores, estudante da rede estadual participará de intercâmbio

Francisco Neto foi anunciado pela embaixada dos Estados Unidos como um dos integrantes do programa Jovens Embaixadores 2016

Francisco Chagas Neto, aluno da escola estadual Maria das Graças Nogueira, do município de Maués, participará de intercâmbio nos Estados Unidos.

Concorrendo com estudantes de todo o Brasil, o amazonense Francisco Chagas Goes de Souza Neto, 17, aluno do 3º ano do ensino médio da escola estadual Maria das Graças Nogueira, localizada no município de Maués (distante 268 quilômetros de Manaus) foi selecionado no programa Jovens Embaixadores e integrará a comitiva de 50 alunos que participará entre os dias 8 e 31 de janeiro de 2016 de um intercâmbio internacional nos Estados Unidos.

Criado no ano de 2003, o programa é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos com o apoio das secretarias estaduais de educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), já tendo proporcionado o intercâmbio a 417 jovens brasileiros da rede pública. O programa seleciona estudantes brasileiros com fluência na língua inglesa e que são exemplos em suas comunidades destacando-se pela liderança, atitude positiva, trabalho voluntário e excelência acadêmica.

Para Francisco Neto, a escolha por parte da embaixada representa uma realização pessoal e a perspectiva de novos aprendizados. “Não é a primeira vez que concorro e nesse ano a expectativa era muito grande. Acredito que o programa vai agregar muita coisa boa na minha vida. Um dos meus objetivos no intercâmbio é verificar e vivenciar os programas sociais desenvolvido nas cidades norte-americanas que visitaremos para poder utilizar como exemplo em meu município”, citou o estudante Francisco Neto.

Sobre o processo de seleção que lhe deu o direito à vaga, o estudante amazonense acredita que a fluência na língua estrangeira e a participação em ações de voluntariado foram determinantes para o êxito na seleção realizada.  “Desde os 11 anos de idade que pratico o inglês. Contando com a ajuda de professores, no decorrer do tempo, fui aprimorando o idioma através de músicas, filmes e leitura. Acredito que as noções que hoje possuo foram determinantes para a conquista da vaga, assim como minha vivência em atividades de voluntariado, pois voluntariado é uma das minhas paixões”, revelou Francisco.

No período de 8 a 31 de janeiro de 2016, assim como o amazonense Francisco Neto, os demais 49 estudantes brasileiros selecionados para o intercâmbio do programa Jovens Embaixadores participarão, nos Estados Unidos, de palestras e visitas técnicas a instituições educacionais e governamentais. Os jovens também conhecerão programas sociais e terão a experiência de residir temporariamente em casas de famílias voluntárias como uma forma de assimilar a cultura local.

A lista completa com a relação dos 50 estudantes brasileiros selecionados para o intercâmbio pode ser acessada no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil: www.embaixadaamericana.org.br/

ou diretamente no link: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je2016names.html