SEDUC/AM participa de encontro nacional para redesenhar Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em Belém

IMG_0157

Professores, gestores, técnicos das secretarias de educação brasileiras, especialistas de universidades e profissionais envolvidos com a formação de educadores devem se reunir, no próximo dia 11 de abril, em um encontro nacional que tem a proposta de redesenhar a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cuja próxima edição está prevista para 2019.

Representando a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), a técnica da Gerência de Ensino Fundamental e coordenadora estadual da Olimpíada no Amazonas, Francisca Hermógenes, participará do encontro “Escuta Qualificada”, que acontecerá em Belém, no Pará.

De acordo com a coordenadora, a olimpíada acontece a cada dois anos e seria realizada em 2018, porém a coordenação decidiu fazer um replanejamento da competição educativa, tema que será abordado no encontro.

“Em 2016 aconteceu e seria pra acontecer em 2018, porém, os coordenadores estão convidando para que se faça o redesenho, ouvindo professores, alunos, formadores, inclusive eles mandaram uma carta no início do ano para todas as escolas, informando a necessidade de fazer esse redesenho, até porque eles acompanham também os documentos vigentes na educação como, por exemplo, a Base Nacional Comum”, informou.

Francisca explicou ainda que a participação no encontro é importante, principalmente porque o desempenho dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio na competição tem melhorado na disciplina de Língua Portuguesa.

“O envolvimento no Amazonas tem sido bem positivo, os professores participam, a gente se organiza por coordenadoria, através do Centro de Mídias e tem sido gratificante, tem melhorado muito a produção de textos dos nossos alunos. Não é um concurso de caça talentos, mas oferece a formação continuada para o professor e para o aluno”, disse.

Olimpíada – A olimpíada é de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social e é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). No Amazonas, a competição educativa tem como entidade parceira a Secretaria de Estado de Educação e da Qualidade do Ensino (SEDUC). Também são parceiros da iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A competição está organizada em quatro categorias, nas quais os estudantes inscritos deverão discorrer, em forma de textos, sobre o tema proposto. Cada categoria corresponde a um gênero literário específico, dentre os quais: poesia, memória, crônica e artigo de opinião.