SEDUC/AM e Semed firmam parceria com instituições de ensino superior do Amazonas para realização de programas federais nas escolas da rede pública estadual e municipal

IMG_9700

As Secretarias Estadual e Municipal de Educação (SEDUC/AM) e (Semed) firmaram parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e a Universidade Nilton Lins para a execução do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica nas escolas da rede pública do Amazonas.

O lançamento oficial dos programas federais no Estado aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas, localizado no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

O evento contou com a participação de representantes da SEDUC e Semed e das instituições de ensino superior, além de estudantes e professores. O lançamento dos programas também foi transmitido pelo Centro de Mídias de Educação da SEDUC a todo o interior do Amazonas.

A diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, Regina Marieta Teixeira, que na ocasião representou o titular da Secretaria de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, informou que a parceria firmada com as instituições de ensino é muito positiva.

“É uma oportunidade. É uma via de mão dupla. A gente abre a escola e recebe a universidade. É um alcance da universidade dentro da escola e depois a gente mostra a escola para a universidade, porque traz para o espaço da academia a realidade. Essa é a relevância”, disse.

Atuação nas escolas

O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visam a articulação dos cursos de licenciatura com a prática pedagógica docente nas escolas públicas do Estado do Amazonas.

Com o PIBID, estudantes que estiverem na primeira metade do curso de licenciatura, terão a oportunidade de estabelecer uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Já a partir do Programa de Residência Pedagógica, os acadêmicos poderão aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.

Segundo o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da Ufam, Paulo Freire, os estudantes já foram selecionados e distribuídos entre as escolas da rede estadual e municipal de educação da capital e do interior do Estado e já foi feita uma formação com os professores das unidades de ensino que receberão esses acadêmicos.

“Nesse momento, os alunos já estão atuando como se fossem realmente membros da escola. A ideia não é tratá-los como estagiários. São pessoas da escola que vão ficar 18 meses lá. A gente tem conseguido respostas bem positivas com isso. Foi um momento de imersão desse aluno dentro da escola, de planejamento, porque em fevereiro inicia efetivamente a atuação dele em sala de aula, junto com o professor”, explicou.

Acompanhamento

Na SEDUC, uma comissão interna foi criada para realizar o acompanhamento dos acadêmicos no trabalho que desenvolverão nas escolas da rede pública estadual.

A professora Hellen Grace é membro dessa comissão e representante da Gerência de Ensino Médio da SEDUC. De acordo com ela, somente em Manaus, mais de 50 escolas serão utilizadas para a execução dos programas.

“Nós temos o convênio com quatro universidades (Ufam, UEA, Nilton Lins e Ifam). O nosso papel vai ser acompanhar esse trabalho, tanto do ‘Residência Pedagógica’ quanto do PIBID. Na capital, 59 escolas farão parte dos programas”, afirmou.