Seduc realiza videoconferência sobre a Lei Maria da Penha no Centro de Mídias

 
 
 
Seduc realiza videoconferência sobre a Lei Maria da Penha
No aniversário de cinco anos da Lei que coibi e previne a violência contra a mulher, secretaria de educação promoveu palestra para professores, gestores e autoridades dos municípios do interior do Amazonas, no último dia 2 de agosto.
 
 
O Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedim-AM) e a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino realizaram nesta terça-feira (2), uma palestra, via videoconferência, sobre a Lei Maria da Penha, mostrando aspectos de avanços, limites e perspectivas, proferida pela diretora do Departamento de Direitos Humanos do Amazonas, Michelle Custódio, para todos os 61 municípios do interior do Amazonas.
A videoconferência, transmitida em tempo real pelo Centro de Mídias da Seduc, em Manaus, ocorreu como forma de comemoração pelo aniversário de cinco anos da Lei 11.340, sancionada em 2006, pelo então presidente Lula e criada para coibir a violência contra a mulher, proteger as vitimas de violência e punir com rigor o agressor.
A representante da Seduc no Cedim, Delta Segadilha, destaca que a iniciativa destinada a professores, gestores e autoridades dos municípios teve como objetivo colocar a Lei 11.340 em discussão, para conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres. “Queremos que esses profissionais que assistiram à palestra atuem como multiplicadores, levando essa discussão para toda a sociedade. Os professores podem levar essa discussão para a sala de aula, apresentando e explicando a Lei para seus alunos, que levarão isso aos pais e assim por diante”, exemplificou.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos do Cedim, Michelle Custódio, elencou os avanços conquistados através da Lei Maria da Penha, apontando que diferentemente das demais, a lei não tem como foco somente a punição, mas também a reeducação do agressor. “A Lei 11.340 trabalha tanto o aspecto da vítima quanto a do agressor, dando todo o apoio à vítima e reabilitando esse agressor, para que ele não volte a cometer atos violentos”, explicou.
Participaram também da videoconferência a presidente do Cedim, Isis Tavares e a secretária executiva, Dora Brasil, que anunciaram a realização da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres no mês de outubro.
A palestra teve um momento interativo, em que os telespectadores puderam esclarecer suas dúvidas, ao vivo, com as convidadas. Tabatinga, Manacapuru, Carauari e Labréa foram alguns dos municípios que fizeram perguntas sobre a Lei Maria da Penha.