Seduc realiza primeiro simulado comentado para o Enem

Estudantes da rede estadual participam de simulado do Enem

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e sua Gerência do Ensino Médio, realizou no dia de hoje, em cumprimento aos aulões realizados no primeiro semestre de 2016, o primeiro simulado comentado para os alunos do terceiro ano do ensino médio como uma forma de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do simulado foram aplicadas nesta sexta-feira, para os 50 mil alunos da 3ª série do ensino médio das 196 escolas estaduais na capital e no interior que atendem essa modalidade. O tempo de duração do ensino médio foi de duas horas.

Amanhã pela manhã (9), será realizada a correção das questões do simulado com os alunos, via Centro de Mídias, em que professores da Seduc comentarão as questões e tirarão possíveis dúvidas dos estudantes que fizeram o simulado e tudo em tempo real, uma iniciativa inédita da Secretaria.

O simulado tem como objetivo aferir o nível de conhecimento dos alunos da rede pública estadual em relação aos conteúdos que foram ministrados no primeiro semestre de 2016 por meio dos aulões.

Além disso, o simulado visa reforçar o entendimento dos conteúdos ministrados em cada componente e aprimorar as habilidades dos alunos da rede.

O coordenador do simulado, professor Aldemir Malveira de Oliveira, destaca que essa é uma metodologia diferenciada, pois ajuda a reforçar os conteúdos.

“Antes, os alunos faziam o simulado e faziam a correção via gabaritos. Neste simulado, os alunos que fizeram a prova, terão a oportunidade de corrigi-la juntamente com os professores, que explicarão e tirarão as dúvidas dos alunos em tempo real. Este é o diferencial, pois é uma forma de reforçar também os conteúdos passados nas aulas e as habilidades dos estudantes”, disse.

O coordenador disse também que apesar do simulado ter sido voltado preferencialmente para os alunos da 3ª série do ensino médio, os estudantes das 1ª e 2ª séries também puderam participar, pois é uma forma de se prepararem para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), além de ganhar experiência para fazer o Enem.

O simulado teve questões dos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Onze professores realizarão a correção e sete deles farão os comentários. Os demais poderão responder e tirar as dúvidas dos alunos. Cada componente terá um professor específico. Os docentes que participarão da correção são Aldemir Malveira, Ana Cavalcante, Dayson Jardim, Fábio Cauper, José Cavalcante, Josildo Severino, Luciana Brito, Manoel Clóvis, Newton Lima, Sabrina Araújo e Sheyla Cordeiro.

As provas 2016 do Enem acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro.