Seduc promove I Workshop de Ensino de Ciências do Estado do Amazonas

Workshop reuniu 300 professores da rede pública

Workshop contou a participação de 300 professores que lecionam as disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia em escolas públicas estaduais.

Com o tema “Perspectivas e desafios para a Educação básica”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta quinta-feira, dia 19 de maio, o I Workshop de Ensino de Ciências do Estado do Amazonas. O encontro teve como objetivo socializar práticas pedagógicas bem sucedidas desenvolvidas em escolas públicas da rede estadual de ensino.

O workshop foi realizado no auditório da escola estadual de tempo integral Senador Petrônio Portella, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, reunindo 300 professores da rede pública estadual que ministram aulas nas disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia.

Durante o workshop, os professores participantes tiveram acesso a palestras e aos seguintes minicursos: “Meteorologia na educação básica”; “Práticas alternativas de laboratório”; “Programa Mais Ciência para os anos iniciais”; “Elaboração de jogos para o ensino de ciências da natureza”; “O olhar pedagógico do ensino de ciências naturais para os alunos com necessidades especiais”; “Sadeam como ferramenta prática no ensino de ciências da natureza”; e “Cultura científica no espaço não formal”.

O evento contou com a presença da secretária Executiva Adjunta Pedagógica da Seduc, Jane Bete Nunes; da diretora de Políticas e Programas Educacionais, Vera Lúcia Lima; da diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), Kátia Menezes; e da professora da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, Fabíola Fonseca, que ministrou a palestra magna “Ciências da Natureza: perspectivas e desafios para a educação básica”.

De acordo com a professora Fabíola Fonseca, a troca de experiências entre professores, oportunizada pelo workshop, é essencial para reforçar a qualidade das práticas pedagógicas em sala de aula. “Considero muito importante atividades como esta, de socialização de práticas pedagógicas de sucesso, visto que o professor, em seu ofício, tem inúmeros desafios e reunir esses profissionais para compartilhar essas experiências fortalece o trabalho de quem atua em prol da educação”, afirmou Fabíola.

Durante o workshop, a Seduc premiou projetos vencedores do “Concurso de boas práticas no ensino de ciências da natureza”. Voltado para professores, o concurso deu destaque a ações educacionais, criativas e impactantes, desenvolvidas em escolas do Amazonas.