Seduc promove encontro de coordenadores municipais de educação escolar indígena

IMG_3086

Para discutir propostas, subsidiar tecnicamente os educadores e compartilhar iniciativas pedagógicas bem sucedidas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu o encontro estadual de coordenadores municipais de Educação Escolar Indígena.

Realizado em Manaus, no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, localizado no bairro Japiim 2, o encontro reuniu representantes de  17 municípios, sendo eles: Anamã, Amaturá, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamim Constant, Beruri, Iranduba, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Maraã, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Urucará.

De acordo com a Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, o evento oportunizou aos representantes de secretarias municipais de educação a possibilidade de discutir conhecimentos de acordo com as experiências relatadas referentes à educação indígena e atividades desenvolvidas em cada município.

No encontro, promovido entre os dias 11 e 15 de abril, os participantes tiveram acesso a palestras, dentre as quais as ministradas pelas professoras Ádria Duarte e Rosa Helena da Silva, respectivamente da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que trataram sobre formação de professores indígenas e currículo intercultural.

Para o coordenador de educação indígena do município de Autazes e presidente da Organização de professores Mura, Mariomar Moreira de Souza, o encontro proporcionou discussões salutares trazendo propostas de melhorias contínuas para a educação indígena. “É importante participar de encontros desta natureza nos quais podemos discutir os assuntos referentes à educação indígena e levar essas informações para as Secretarias de Educação em nossos municípios. A partir destas discussões podemos, também, desenvolver propostas para a melhoria da educação, buscando aperfeiçoar a qualidade do ensino aos alunos indígenas”, comentou.

IMG_3094

No encontro também foram discutidos assuntos e metodologias referentes ao projeto Pirayawara, que é uma ação de capacitação docente aplicada pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e em parceria com prefeituras municipais.

Formação docente

Com o objetivo de assegurar condições de acesso escolar à população indígena e prover o ensino básico conforme legislação federal, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem desenvolvido e intensificado as ações do projeto Pirayawara, cujo foco é a formação e capacitação de professores indígenas.

O projeto é executado pela Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc e sua meta principal é garantir aos povos indígenas uma educação diferenciada, específica, intercultural, bilíngue, de qualidade e que responda aos anseios desses povos.

O projeto está estruturado em nove linhas de ação, trabalhando: a formação inicial de professores indígenas para o magistério; formação continuada de professores indígenas; formação continuada de técnicos das Secretarias Municipais; formação continuada de técnicos para atuarem nas sedes das Secretarias; diagnóstico linguístico e antropológico da realidade indígena no Estado do Amazonas e desenvolvimento e fomento das línguas indígenas no Estado.