Seduc pomove I Seminário Etnoeducacional do Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Seind), promoveu o I Seminário Etnoeducacional do Estado do Amazonas.

O evento aconteceu entre os dias 02 e 04 de dezembro no Centro de Formação Mariápolis, situado na Estrada Manaus-Itacoatiara (AM/010), Km 26, tendo como tema norteador: “Avanços e Desafios na Educação Escolar Indígena”.

O Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, participou do Seminário (foto) e disse que o encontro é um marco para a educação escolar indígena no Estado e representa a culminância de um amplo trabalho coletivo no qual foram definidas as prioridades de trabalho em atendimento aos novos territórios etnoeducacionais do Amazonas.

No encontro, foram debatidos projetos, avaliadas ações e apontadas iniciativas que serão desenvolvidas para assegurar a qualidade da educação escolar indígena, que conforme a legislação vigente, deve ser executada de maneira diferenciada, comunitária e intercultural.

Também foram discutidos pela plenária a criação dos seis Territórios Etnoeducacionais do Estado do Amazonas, os quais foram implementados a partir de reuniões e encontros que contaram com a participação de organizações indígenas e não indígenas do Amazonas, além de entidades Governamentais e não governamentais.

O Seminário foi direcionado a um público de 200 participantes, dentre professores e organizações indígenas, Secretários Municipais, Coordenações Indígenas das Seduc e Semed, ONG’s, Universidades Estaduais e Federais, Conselhos de Educação e representações da Funai, Copiam e MEC.

Programação

No primeiro dia de Seminário foram apresentadas as contribuições de cada ógão que participou do trabalho de implementação dos Territórios Etnoeducacionais do Amazonas. No segundo dia, as representações indígenas conduziram a Avaliação dos Planos de Ação para a efetivação dos territórios Etnoeducacionais, havendo ainda palestra, seguido de debate, sobre a implementação de um sistema próprio de Educação Escolar Indígena no Estado.

No terceiro e último dia houve a apresentação da Minuta do Concurso público para professores indígenas no Estado e ainda, a aprovação do estatuto  do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia Brasileira (COPIAM).