SEDUC participa do lançamento da 2ª fase do Projeto Sinaleiras do Governo do Estado

WhatsApp Image 2018-03-12 at 10.42.49

A segunda fase do projeto Sinaleiras, que terá duração de seis meses, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, foi lançado nesta segunda, dia 12. O projeto, do Governo do Estado do Amazonas, por meio das secretarias, e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), tem o propósito de erradicar o trabalho infantil no Amazonas e tirar as crianças das sinaleiras da cidade.

Para a procuradora do MPT, Alzira Costa, esse projeto é especial para a comunidade. “É a oportunidade de combater o trabalho infantil na sua base, na formação, por que aqui vamos oferecer reforço escolar para as crianças e adolescentes que foram mapeadas em situação de trabalho infantil”, explica.

Local da Segunda Fase

Para a segunda fase, o governo realiza parceria com a Associação Espírita e Beneficente Jésus Gonçalves, localizada na Rua Nova República, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, que cedeu o espaço para ser utilizado para as atividades. “A nossa casa esta muito feliz, em poder abrir as portas para a comunidade, e colaborar na transformação das famílias que aqui estão envolvidas no projeto sinaleiras”, destaca a vice-presidente da associação, Porcina Almeida, que ainda acrescentou a importância das parcerias, pois a mudança se faz com a união.

Atividades e Parceiros do Projeto

O projeto prevê, além do desenvolvimento de atividades esportivas, lúdicas e de saúde para crianças e adolescentes, a oferta de cursos profissionalizantes para os familiares.

A ação é desenvolvida por meio de uma parceria entre o MPT, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Prefeitura de Manaus.

Resultado do Projeto

Um dos momentos importantes do evento foi a presença da aluna Maria Eduarda Azevedo, 12, que participou da primeira fase do projeto Sinaleiras, e conta da alegria de ter participado do projeto. “Foi muito bom, eu conheci muitas crianças, e os organizadores me tratavam muito bem. A atividade que mais eu gostava era o Jiu-Jítsu”, disse Eduarda, que neste ano foi matriculada no 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga que é um dos Colégios Militar da Polícia Militar (CMPM 4).

De acordo com a mãe de Maria Eduarda, a dona de casa, Edilza Azevedo, 36, a mudança de comportamento da filha por meio do projeto foi importante. “Depois que o projeto veio para a colônia a vida da minha filha mudou totalmente. Eu me sinto privilegiada porque não somente a minha vida e de meus filhos mudou, mais de muitas outras famílias”, disse.

A presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, representou o Governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes e o vice Bosco Saraiva, realizando a entrega do fundo do crédito solidário que beneficiará 20 famílias que passaram por formação profissional e assim poderão dar início no próprio empreendimento.

“A nossa proposta, nossa meta é no final desta segunda fase é triplicar as pessoas beneficiadas, pois é um benefício que vai ajudar a dar qualidade de vida para todos empreendedores da Colônia Antônio Aleixo”, concluiu Mônica. A primeira fase do projeto sinaleiras aconteceu com a colônia de férias de 18 de dezembro de 2017 a 27 de janeiro de 2018, no espaço da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada no mesmo bairro.