Seduc oferece capacitação a tutores do programa Progestão

Buscando fortalecer a gestão educacional democrática e participativa, voltada para o sucesso do aluno, o Centro de Capacitação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan/Seduc) realizou no período de 25 a 27 de março uma nova etapa de formação destinada aos tutores do Programa de Formação Continuada a Distância para Gestores Escolares (Progestão). A capacitação reuniu 22 profissionais.

 

Segundo os coordenadores regionais do Progestão, a partir do trabalho de formação desenvolvido pelos tutores, a meta da Seduc é atender aproximadamente mil professores da rede pública neste ano de 2013. O Progestão beneficiará educadores de 15 municípios do Amazonas, sendo eles: Benjamim Constant, Codajás, Itacoatiara, Humaitá, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Fonte Boa, Urucará, Tonantins, Iranduba, Maués, Careiro, São Gabriel da Cachoeira, Rio Preto da Eva e Tabatinga.

 

Os 22 tutores que participaram da capacitação voltarão para seus municípios para iniciarem, em abril, a capacitação de novas turmas de docentes e dar continuidade aos trabalhos iniciados com as turmas cujos trabalhos já foram iniciados em junho de 2012.  Nas localidades beneficiadas o curso tem como público-alvo gestores, pedagogos, coordenadores pedagógicos e professores.

 

Para uma das tutoras do programa que atua no município de Rio Preto da Eva, professora Eliana dos Santos Silva, 30, o Progestão tem auxiliado os gestores e demais profissionais das escolas a desenvolver uma gestão mais democrática. “O curso tem nos ajudado na parte pedagógica e administrativa. A participação foi intensa, com a turma iniciando com 30 e finalizando com 42 participantes”, disse a tutora.

 

A duração do curso é de 10 meses, divididos em 10 módulos, com carga horária de 300 horas e realizado aos sábados pelos tutores, nas 15 localidades. Os módulos do curso trabalham: a função social da escola, a articulação das pessoas na gestão, o projeto político pedagógico, a gestão democrática, os recursos financeiros, a avaliação institucional e a articulação das políticas públicas com o projeto pedagógico da escola.

 

Segundo a coordenadora estadual do Progestão, professora Dayse Lucide Abreu, a capacitação tem trabalhado com os profissionais da educação uma gestão prática e que leva a cooperação de cada colaborador do ensino. “O programa fornece orientações para chegar à uma gestão escolar participativa, atuante e democrática”, destacou a coordenadora.