Seduc mobiliza comunidade educacional para inscrições na Olimpíada Amazonense de Química

IMG_0443

Inscrições deverão ser realizadas pelos professores até o dia 3 de junho.

A Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa aos professores que ministram a disciplina de Química para estudantes do ensino médio que estão abertas as inscrições para a Olimpíada Amazonense Química.

Coordenada pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICQ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a competição educativa é direcionada a estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Educação Básica.

Conforme regulamento, as inscrições para a competição educativa deverão ser realizadas pelos professores interessados na inserção de seus estudantes na atividade, até o dia 3 de junho nos portais: www.oaq.ufam.edu.br e ead.ufam.edu.br/oaq.

Em sua 17ª edição, a Olimpíada Amazonense de Química busca revelar jovens estudantes com talento e aptidão na disciplina de Química, bem como auxiliar o trabalho de professores na preparação dos estudantes para as provas de vestibular.

Fases

Nesta edição, a olimpíada será constituída de duas fases, com a primeira marcada pela realização dos exames direcionados aos alunos inscritos, e com avaliações específicas: “A” para estudantes do 1º ano do ensino médio; “B” para estudantes do 2º ano e “C” para estudantes do 3º ano. Nesta fase, as avaliações serão realizadas por meio de plataforma on-line. A segunda fase será realizada nos mesmos moldes, segmentada por etapas de ensino, incluindo questões dissertativas.

As provas da primeira fase serão realizadas entre os dias 20 e 26 de junho. Já as provas da segunda fase serão realizadas no dia 17 de setembro.

Premiação

Os 25 estudantes melhor classificados na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e diplomas de “honra ao mérito”.

Os estudantes com classificação de destaque nas modalidades “A” e “B” da competição terão a oportunidade de representar o Amazonas nas Olimpíadas Norte/Nordeste de Química e Olimpíada Brasileira de Química, etapas regional e nacional da competição, respectivamente.

De acordo com a gerente de Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete de Oliveira, competições como esta são fundamentais para estimular o conhecimento dos estudantes, além de prepará-los para exames de vestibular. “Por esse motivo, estamos fazendo o convite aos nossos professores para aderir à iniciativa e efetivar as inscrições até o dia 3 de junho. Acreditamos que esta é uma oportunidade ímpar para contribuir com o processo de aprendizado dos estudantes. Competições educativas como esta são úteis para reforçar o conteúdo transmitido em sala de aula”, informou Ana Donizete.