Seduc instrui escolas para as ações do Censo Escolar 2015

Escola

Para marcar o “Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica” e iniciar as atividades prévias censitárias educacionais de 2015, neste dia 27 de maio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou o trabalho de instrução destinado a escolas da rede pública e privada do Amazonas.

Nesta data a Seduc convocou todas as escolas a organizarem os seus dados de matrículas observando a data (27 de maio) como referência e condição para informar oficialmente, no Censo Escolar 2015, o contingente de alunos regularmente matriculados e que está frequentando a escola no ano corrente.

De acordo com a gerente de Estatística da Seduc, Silvana Moraes, na mesma data também foram emitidas instruções técnicas às escolas da rede particular do Amazonas. “Nesta data, que tem grande simbolismo, também convocamos as escolas privadas que não possuem cadastro no MEC, a procurarem a coordenação estadual do censo escolar, situada na sede da SEDUC para fazer o cadastro da escola e informar os alunos que participam da escolarização na entidade”, informou Silvana.

Na oportunidade, a Seduc solicitou por meio de comunidade técnico emitido às suas escolas que os alunos e docentes, por instrução do Ministério da Educação (MEC),  declarem em sua instituição de ensino a sua cor/raça. “A declaração raça/cor é importante para conhecer a diversidade racial e cultural dos estudantes e dos professores”, citou Silvana Moraes.

Segundo a gerente, para os trabalhos censitários do ano de 2015, o MEC desenvolveu uma nova ferramenta EDUCACENSO com desempenho mais performático e com interface mais simples para melhor usabilidade, que será disponibilizada entre os dias 8 de junho e 12 de agosto para os técnicos que atuarão no censo educacional.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, no Amazonas, o Censo Escolar é coordenado pela Seduc.

As informações do Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e execução de programas federais.