Seduc instrui alunos da rede estadual para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) comunica aos alunos da rede pública estadual que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2013, para que fiquem atentos às inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que iniciaram nesta segunda-feira (6).

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu é um sistema informatizado por meio do qual são oferecidas vagas no ensino superior para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De porte de sua nota obtida no exame nacional, o interessado deve acessar o portal www.sisu.mec.gov.br/sisu e realizar gratuitamente a sua inscrição. O período de atendimento via internet encerra no dia 10 de janeiro.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, há expectativas positivas da Secretaria em relação aos resultados. “É grande o número de alunos da rede estadual do Amazonas que obtêm aprovação no ENEM, assim como no PSC (Processo Seletivo Contínuo). A Seduc tem ótimas expectativas em relação ao desempenho dos alunos para este ano por tudo que foi trabalhado. De qualquer forma, os resultados serão indicativos para as atividades que deverão ser desenvolvidas em relação à preparação dos estudantes para o exame de 2014”, afirma.

A Seduc orienta os candidatos do estado do Amazonas, os quais estão disputando vagas para o ensino superior em todo o país, que fiquem atentos ao cronograma especificado pelo Sisu, assim como nos prazos estabelecidos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), capital e interior, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), que disponibilizarão um total de 2.867 vagas em 130 cursos.

Certificado de Conclusão

Além do ingresso à universidade, o Enem possibilita aos candidatos a obtenção de certificado de conclusão de ensino médio. Os requisitos básicos para essa certificação exigem que o aluno tenha 18 anos completos até o dia da primeira prova, assim como obtenha o mínimo de 50% de acerto das questões em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Quanto a isso, a Seduc orienta novamente para a atenção redobrada aos prazos estipulados pelo Sisu, sob o risco de perderem a oportunidade devido à ampla concorrência.

Preparatório para 2015

Como nos anos anteriores, a Seduc oferece aos estudantes da rede pública estadual uma preparação voltada unicamente ao Enem. De acordo com o diretor Edson Melo, para este ano letivo, já está sendo feito um planejamento a fim de atender a essa necessidade. “A Seduc está com a proposta de oferecer aulas aos sábados via centro de mídias para os alunos da rede estadual, tanto da capital quanto do interior, facilitando o acesso aos conteúdos como um todo. O plano de ação ainda será delimitado a fim de seja traçado um cronograma de execução adequado”, finaliza.