No Amazonas, Seduc institui grupos de formação para assessorar professores

Formações são sendo realizadas em escolas estaduais do Amazonas (1)

Abrangendo todas as disciplinas do currículo escolar, grupos técnicos de trabalho têm programação de formação específica por área do conhecimento.

Para oferecer suporte pedagógico e realizar formação continuada para os professores da rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está instituindo grupos técnicos de trabalho (GTs) em uma iniciativa que visa fortalecer o processo de aprendizagem e consequentemente elevar os indicadores de qualidade da rede pública educacional.

Com uma equipe técnica de professores especialistas dos diversos segmentos da Educação Básica, os GTs começaram suas atividades em 2013 e hoje exercem ações pedagógicas nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Seus participantes estão ligados ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe/Seduc) e desenvolvem, em escolas da capital e do interior: oficinas, minicursos, palestras e formações. O trabalho abrange, também, a elaboração de planos de ensino, além de suporte pedagógico e assessoramento aos docentes.

Formação em Matemática também são ministradas por meio do Centro de Mídias da Seduc para todo o interior

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a iniciativa visa contribuir com o processo de ensino. “Estamos investindo em nossos professores oferecendo assessoramento, subsídios metodológicos e materiais específicos para que eles desenvolvam com eficácia suas potencialidades de modo a garantir o desenvolvimento educacional dos alunos da rede”, afirmou Rossieli Soares.

Para o coordenador do GT de Matemática, Eriberto Façanha, as ações realizadas já surtem efeito positivo, demonstrando a eficiência do acompanhamento pedagógico específico. “A eficiência deste trabalho, que vem sendo realizado com grande seriedade e compromisso, pode ser constatada a partir de avaliações externas e internas que vem sendo realizadas com os alunos e que apontam para a evolução do rendimento e da capacidade de aprendizagem. Em tais avaliações podemos perceber a ascensão exponencial do desempenho dos estudantes”, afirmou.

Formações são realizadas em escolas estaduais do Amazonas

Formações são realizadas em escolas estaduais do Amazonas

Segundo Josildo Severino Oliveira, coordenador do GT de Ciências Humanas, os resultados obtidos se devem, também, à articulação entre as quatro áreas do conhecimento. “Apesar de serem de áreas específicas, trabalhamos de forma integrada e articulada nas escolas, de forma que o aprendizado seja potencializado de forma homogênea”, explicou o coordenador.

A gerente do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Vera Lúcia Lima, acrescentou que os GTs atuam assessorando e incentivando a utilização, pelos professores, de metodologias diferenciadas em sala de aula “Um dos objetivos dos GTs é favorecer a implementação de atividades pedagógicas e contribuir com a elaboração de políticas educacionais efetivas. É um trabalho cujo impacto já pode ser notado”, pontuou a gerente.