Seduc inicia o processo de seleção de escolas inscritas para receber a certificação ISO

Teve início nesta semana a série de visitas técnicas de avaliação por meio das quais a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) selecionará as escolas públicas estaduais a serem auditadas visando obter a certificação nas normas da ISO 9001. A perspectiva do órgão é que 20 escolas públicas estaduais da capital e outras cinco de municípios distintos do interior recebam o selo de qualidade ISO.
 
Atualmente, a Seduc conta com duas escolas já certificadas, as quais são as primeiras instituições públicas de ensino básico a receber o selo ISO no Brasil: a escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, que funciona com o ensino fundamental na Colônia Oliveira Machado e a centenária escola estadual Sólon de Lucena, localizada na Avenida Constantino Nery, no bairro de São Geraldo.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o Governo do Amazonas investirá na contratação de consultorias especializadas na certificação ISO, objetivando oferecer esta oportunidade de aprimoramento em qualidade de gestão a mais escolas, o que – segundo ele – resultará num atendimento de excelência à comunidade escolar. “Nossa rede escolar está buscando constantemente aperfeiçoar o atendimento e oferecer um ensino de alta qualidade à população. Somos o primeiro estado do país com escolas públicas de ensino básico certificadas pela ISO e queremos ampliar esta oportunidade a mais instituições, abrangendo inclusive o interior do Amazonas”, explicou Gedeão Amorim.

Conforme a coordenadora do comitê organizador da seleção, Elcy Gimarães, a Seduc convocou suas escolas para participar do certame por meio de edital lançado no dia 1º de março e teve 152 inscrições, das quais 34 foram pré-selecionadas, e destas, 20 serão indicadas ao final do processo. “As 152 inscrições representa um número bastante superior ao esperado, o que revela o grande comprometimento das escolas estaduais com o sistema de gestão da qualidade e o interesse delas em demonstrar o trabalho que já vêm fazendo através da certificação da ISO 9001”, informou.

Segundo Elcy Guimarães, as visitas técnicas iniciaram na última segunda-feira, com a visitação ao Centro de Educação de Tempo Integral João dos Santos Braga, na zona norte de Manaus. “As visitas ocorrerão sem aviso prévio às instituições concorrentes e nelas serão observadas e avaliadas as principais ações e serviços escolares, como execução do projeto político pedagógico, serviço de merenda escolar, arquivos, índices educacionais, dentre outros pontos”, informou Elcy Guimarães.
As instituições de ensino selecionadas para receber a visita técnica no processo de seleção do projeto “ISO nas escolas” são:

Escolas terão certificação revalidada

Ainda de acordo com Elcy Guimarães, no decorrer da próxima semana, as duas escolas da Seduc já certificadas nas normas ISSO 9001 – escolas Roxana Bonessi e Sólon de Lucena – passarão por auditoria de revalidação do selo. “As auditorias ocorrem a cada seis meses e são necessárias para que as instituições continuem com a adoção do ISO, o que para a Seduc é a garantia da busca constante da qualidade”, completou.