Seduc e Susam lançam programa de prevenção de doenças

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) lançou nesta sexta-feira (16) na escola estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça 1, no bairro da Cidade Nova, o projeto “Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Adolescentes”. Por meio da iniciativa, o Governo do Estado visa favorecer a qualidade de vida dos jovens da rede pública estadual, prevenindo-os de possíveis doenças cardiovasculares. O projeto atende a uma solicitação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que elegeu, recentemente, os adolescentes como foco de uma ampla campanha de prevenção a doenças cardíacas.
 
De forma inédita no Amazonas, a ação será desenvolvida neste ano junto aos 347 estudantes da escola estadual Marcantônio Vilaça 1, onde profissionais do Hospital Universitário Francisca Mendes compartilhando com estudantes e professores informações gerais sobre as doenças cardiovasculares, seus riscos e estratégias de prevenção. A meta das visitas é formar jovens multiplicadores na própria escola. 
 
A médica representante da Susam e coordenadora do projeto, Heliana Garcia, explicou que no decorrer deste ano serão realizadas várias oficinas na escola, com a intenção de orientar os jovens para a uma vivência mais saudável. “Informaremos sobre os fatores e risco, como identificá-los e combatê-los. A equipe que visitará rotineiramente a escola será formada por dois nutricionistas, dois fisioterapeutas, um psicólogo, um assistente social, além de acadêmicos de Medicina”, informou.
 
Helena Garcia explicou ainda que, além de transmitir informações específicas da área de saúde, a idéia é formar, entre os estudantes, um grupo de multiplicadores, o qual será assessorado pela equipe gestora do projeto. “Selecionaremos 30 alunos para receberem formação mais específica. Nossa meta é que esses jovens transmitam as informações de saúde para a comunidade escolar e seus familiares, formando uma rede de combate a doenças do coração”, destacou Helena Garcia.
 
A coordenadora do programa Saúde do Escolar, desenvolvido pela Seduc, Delta Segadilha, mencionou que aproximadamente dez oficinas serão realizadas até o final de 2012 na escola Marcantônio Vilaça. “Existe um plano de trabalho que contemplará abordagens instrutivas sobre doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, combate ao alcoolismo e tabagismo e, por fim, combate ao sedentarismo. Acreditamos ser importante estas orientações, pois os organismos de saúde mostram que a incidência de doenças cardiovasculares entre os adolescentes é alta e exige uma atenção por parte do poder público”, explicou.
 

Segadilha informou que o projeto de ‘Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Adolescentes’ é mais uma ação do programa “Saúde do Escolar”, desenvolvido pela Seduc e que trabalha junto aos estudantes questões que envolvem prevenção a doenças e estímulo a uma vivência mais saudável. “Nesse projeto, em específico, trabalharemos de forma intensa juntamente com a Susam e temos a meta de ampliá-lo para demais escolas da rede pública estadual no próximo ano”, disse.