Seduc e Hemoam convocam a sociedade para Campanha de Doação de Sangue

Visando ampliar o estoque de sangue necessário, sobretudo, para a realização de procedimentos médicos e cirúrgicos no período do carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) lançou nesta semana, em Manaus, uma nova “Campanha de Doação de Sangue”. A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que está mobilizando servidores da Educação para participar do gesto solidário.
 
Segundo a coordenadora do Programa Saúde Escolar desenvolvido pela Seduc, Delta Segadilha, a doação é um ato altruísta e voluntário que beneficia a população. “Apesar da medicina e da ciência terem avançado muito, ainda não encontraram substituto para o sangue humano, por isso, quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue só pode contar com a solidariedade de quem doa”, disse.
 
Conforme instruções do Hemoam para ser um doador deve-se ter idade entre 16 e 67 anos (jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável ou representante legal), boa saúde e peso acima de 50kg. No ato da doação, o candidato deverá apresentar Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte (original).
 
Quem não pode doar
 
Não poderão ser doadores pessoas que já tiveram hepatite depois dos 11 anos de idade; possuam comportamento sexual de risco; sejam usuárias de drogas; tiveram malária; receberam transfusão sanguínea; tiveram doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; tenham apresentado febre nos últimos 30 dias e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
 
Como participar
 
As pessoas sensibilizadas que desejarem aderir à campanha sendo voluntário na doação de sangue podem procurar o Hemoam, em Manaus, na sede da Fundação, localizado na Avenida Constantino Nery, 4397, Chapada, de segunda à sexta-feira das 7h30 e 16h; ou no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira s/nº, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.