Seduc e Governo do Amazonas promovem o I Workshop do Programa de Voluntariado para a Copa

Antecipando-se às demais subsedes da Copa do Mundo FIFA 2014, Manaus dá um importante passo nesta fase de planejamento e já está formulando sua política de voluntariado para atender as várias frentes de trabalho que surgirão antes e durante o mundial de 2014.

Promovendo o “I Workshop de propostas técnicas para o Programa de Voluntariado da Copa do Mundo FIFA 2014”, o Governo do Amazonas visa discutir com a sociedade local as estratégias viáveis para o desenvolvimento do voluntariado para atuar no mundial de 2014.

O Workshop será realizado nesta terça-feira (dia 26 de outubro), às 14h, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado e é organizado pelo Comitê Gestor de Volutariado para a Copa, que tem à frente, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O encontro, aberto à sociedade em geral, contará com a participação de representantes de instituições de ensino superior, escolas e cursinhos de idioma, organizações não governamentais, embaixadas, agências de fomento e Secretarias de Estado. Na pauta do encontro, os mecanismos para recrutar e viabilizar a participação de 3 mil voluntários no evento da FIFA.

De acordo com o Comitê gestor de Voluntariado, o Workshop será dividido em quatro etapas e será seguido de uma interação entre o comitê gestor e os participantes do encontro.

Na primeira parte do Workshop, o Secretário de Estado de Planejamento, Marcelo Lima Filho, apontará de que forma o Amazonas vem cumprindo as principais exigências da FIFA para o mundial;  na segunda etapa, o Secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares, apresentará quais as políticas de voluntariado adotadas nos últimos três mundial da FIFA (Copas de 2002, de 2006 e de 2010) e na terceira etapa, o Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, apresentará algumas propostas técnicas de volutanriado, que foram sondadas pelo Comitê gestor local e que podem ser viabilizadas pelo Amazonas.

O Comitê Gestor destacou que o objetivo principal do Workshop, é proporcionar a troca de experiências entre várias entidades, visando a formulação de uma política de voluntariado que observe as características do Amazonas, que corresponda aos anseios da sociedade local e que atenda as principais exigências da FIFA.

O comitê local frisou ainda que a iniciativa em realizar o workshop e iniciar uma discussão democrática com representatividades locais, posiciona Manaus como a subsede que mais está avançando no campo de planejamento para o voluntariado da Copa de 2014.