SEDUC dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

3- Caminhada da Educação Especial

Sensibilizar a comunidade estudantil e a população em geral sobre os direitos das pessoas com deficiência no processo de inclusão educacional. Esse é o objetivo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que terá início na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Promovida pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência será marcada pela realização de uma missa em ação de graças, que acontecerá na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, localizada na rua Alexandre Amorim, nº 341, bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. A Celebração Eucarística terá início às 8h e marcará, ainda, as comemorações pelo Dia do Educador Especial.

Programação

No dia 23 de agosto, será realizado o seminário “Educação Especial: caminho que se faz nas escolas inclusivas do Amazonas”. O evento será direcionado aos professores da rede pública estadual que trabalham com a educação especial. O seminário acontecerá às 13h, no auditório do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), na avenida Sete de Setembro, nº1975, Centro.

Na mesma ocasião, os educadores terão acesso às palestras “Altas Habilidades e Superdotação” e “Educação Profissional e Inclusão da Pessoa com Deficiência: a experiência do Ifam”, ministradas, respectivamente, pela professora doutora Andrezza Belota e pelo professor doutor Dalmir Pacheco.

No dia 24, as programações do seminário terão continuidade com outras palestras e um workshop. As atividades também serão realizadas no auditório do Ifam.

Educação Especial

Além de contar com escolas de atendimento específico para alunos com necessidades especiais, como a escola Augusto Carneiro (para alunos surdos), Joana Rodrigues (para alunos cegos e com baixa visão), Diofanto Vieira (para alunos com deficiência intelectual e com Síndrome de Down) e Manoel Marçal (para alunos autistas e com múltiplas deficiências), a SEDUC, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Específico tem trabalhado também com a inclusão de estudantes especiais em escolas de ensino convencional, favorecendo a maior inserção deles na sociedade.

Atualmente, a SEDUC é responsável pelo atendimento a 1.725 estudantes nas escolas públicas estaduais de ensino convencional e específico da capital e 2.275 estudantes nas unidades educacionais do interior do Estado.

Nas escolas estaduais

Além das programações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência direcionada aos educadores da rede pública estadual, as escolas estaduais da capital e do interior farão atividades individuais juntamente com estudantes, pais e comunitários, a fim de sensibilizá-los quanto à importância da ação nacional.

De acordo com a técnica da Gerência de Atendimento Educacional Específico da SEDUC, Sandra Ortiz, a programação tem a proposta principal de sensibilizar a sociedade a acreditar no processo de inclusão social.

“A importância dessa ação é sensibilizar a sociedade em geral quanto à relevância do processo de inclusão social nas escolas. Hoje a população tem conhecimento de seus direitos, mas é função da Secretaria dar subsídios para que as famílias tenham credibilidade no papel que a escola desenvolve. Então, essa semana de atividades tem esse objetivo: mostrar para a sociedade que o processo de inclusão é possível e eficiente”, informou Sandra.