Seduc cria coordenadoria de educação em Iranduba

Distante aproximadamente 25 Km de Manaus, contando com quatro escolas públicas estaduais e com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, o município de Iranduba passa a contar, a partir deste ano, com uma coordenadoria educacional de educação. Criada recentemente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a coordenação se propõe a ser uma organização permanente de apoio à comunidade docente do município prestando assessoria administrativa e pedagógica às escolas da localidade.

A decisão de criar uma coordenadoria educacional em Iranduba foi tomada pelo secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva com o intuito de aprimorar a gestão e atender com mais rapidez às demandas da comunidade escolar. “Iranduba é um município de grande importância e que está em franco desenvolvimento, sobretudo após a expansão da região metropolitana de Manaus. Decidimos então instalar no município a nossa mais nova coordenadoria educacional para responder com mais eficácia às demandas de nossas escolas e para atender com rapidez aos educadores em assuntos de interesse profissional”, frisou Rossieli Soares, acrescentando que a nova coordenação também planejará ações para melhorar os indicadores educacionais das escolas da Seduc.

Rossieli Silva afirmou que várias ações estão sendo programadas pelo Governo do Estado para o município, destacando a construção de um novo Centro de Educação de Tempo Integral. “Construiremos 27 Cetis nos próximos dois anos e Iranduba será um dos municípios a ser contemplados”, anunciou.

Planejamento e Melhorias

Nomeada para administrar a coordenação educacional de Iranduba, a professora Rosecler Guaralde Ebling pretende trabalhar para melhorar a qualidade do ensino e as estruturas das instituições do município, buscando recursos que contribuam para educação.

Formada em Administração e Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (Ufam) e especializada em gestão escolar pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a nova coordenadora possui 16 anos de experiência no setor educacional, já foi coordenadora da Secretaria de Municipal de Educação de Iranduba, gestora da escola estadual Isaías Vasconcelos e presidente regional da União Nacional dos Secretários de Educação (Undine).

“Dentre as metas deste ano para serem executadas pela coordenadoria estão incluídos o atendimento à crescente demanda de alunos matriculados no ensino médio do município, o aumento da frota do transporte escolar que possibilite mais segurança e conforto aos alunos, a expansão do ensino médio na zona rural acompanhado do ensino tecnológico da Seduc e a implantação do programa Pró-Jovem Campo que prepara o aluno do nível fundamental com um ensino complementar na área agrícola”, revelou Rosecler.

Segundo a coordenadora, além dessas metas, existe uma que depende da relação dos pais com seus filhos. “Este ano trabalharemos para que haja uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos. Para isso, promoveremos palestras, atividades desportivas e feiras culturais que envolvam ambos, visando à aproximação e apoio de cada um nas atividades”, anunciou.

Município de Iranduba conta com aproximadamente 4 mil alunos na rede pública estadual

Rosicler destacou ainda que durante uma pesquisa no mês de dezembro do ano passado foram constatados altos índices de abandono escolar e distorção idade/série, que ocorre quando o aluno está em uma turma incoerente com sua idade. “Para que diminuam os índices de abandono escolar e a distorção idade/série, em 2013 será implantado o Programa de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Nacional da Idade Certa (PNAIC) no município de Iranduba”, informou a coordenadora.

Conforme a Seduc, a principal função das coordenadorias educacionais é dar suporte administrativo e pedagógico às escolas estaduais, como na fiscalização do transporte escolar, na verificação da merenda, no cumprimento do calendário, na limpeza da instituição, na elaboração pedagógica para melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Assim como Iranduba, os demais municípios amazonenses já contam com Coordenadorias Educacionais.

Serviço

Para atendimento integral à comunidade docente de Iranduba, a coordenadoria educacional está situada na Rua Silvino Santos, s/nº (centro) e tem como telefone de contato o número 9972-9883.

Escolas da Seduc em Iranduba

Escola Estadual Isaías Vaconcelos