Seduc capacita profissionais para atuação no censo escolar da educação básica

IMG_3410

Com o objetivo de capacitar os profissionais da educação que atuarão na coleta de informações que vão gerar o Censo Escolar da Educação Básica deste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituição que gerencia a coleta e sistematização de dados de toda a rede escolar do Amazonas, realizou, nesta segunda-feira (16), o Encontro Estadual e Formação do Censo Escolar da Educação Básica 2016.

O encontro aconteceu no auditório da escola estadual Senador Petrônio Portella, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, reunindo representantes dos 61 municípios do Amazonas.

No encontro estadual, foi dado início, também, a uma formação técnica por meio da qual os profissionais terão acesso à legislação, conceitos e instruções para a utilização do sistema Educacenso: ferramenta on-line que permite coletar dados específicos de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a formação dos técnicos que atuarão no censo escolar é primordial para garantir que a coleta das informações seja feita com qualidade. “Todo o planejamento das políticas públicas educacionais para as redes estadual e municipal têm que partir de dados e é importante que essas informações sejam muito bem apuradas. O trabalho mais importante do censo escolar é o diagnóstico, visto que não existe tratamento sem um diagnóstico correto”, explicou o secretário da Seduc, Rossieli Silva.

O encontro contou, também com a participação da secretária Municipal de Educação (Semed/Manaus), Kátia Schweickardt.

As atividades prévias censitárias educacionais deste ano de 2016 terão início no dia 25 de maio, “Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica”. Nesta data, todas as escolas precisam coletar os seus dados de matrículas, condição para informar oficialmente, no Censo Escolar 2016, o contingente de alunos regularmente matriculados e que está frequentando a escola no ano corrente.

Segundo a gerente de Estatística da Seduc e coordenadora das atividades do censo escolar, Silvana Morais, esse ano, com o curso de capacitação, os técnicos serão instruídos também quanto à legislação que respalda os trabalhos do censo escolar.

“O Censo Escolar não é uma simples coleta de dados. É uma fonte de informações que está baseada nas leis vigentes no país. Todos os campos que envolvem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estão contemplados nessa coleta, visto que a partir das informações coletadas é que serão desenvolvidas políticas referentes à educação no país. Por isso, é extremamente válido que os técnicos sejam instruídos quanto à importância desse trabalho e com esse curso de formação, temos certeza que esse objetivo será alcançado”, afirmou Silvana Morais.

Ao término do curso, os técnicos desenvolverão um plano operacional, tendo como base de referência possíveis situações técnicas encontradas na execução dos trabalhos do censo escolar em suas respectivas escolas de atuação.

Formação

Participando da formação técnica, o coordenador municipal do censo escolar no município de Manacapuru (distante 84 quilômetros de Manaus), Jorge Cabus, citou que o trabalho de instrução para a coleta dos dados do censo escolar, realizado todos os anos, tem garantido um trabalho de excelência. “No censo escolar estão centralizadas todas as informações que o poder público necessita para gerenciar as políticas públicas da educação, por isso, no nosso município, buscamos capacitar da melhor forma os técnicos que atuarão nesse trabalho tão relevante”, ressaltou o coordenador.

Também presente no encontro, o secretário municipal de educação de Tabatinga (distante 1.105 quilômetros da capital), Vitorino Nunes, destacou as vantagens que essas formações proporcionam aos técnicos e coordenadores em cada município. “De todas as ações voltadas para a educação, o censo escolar é uma das principais, pois é onde estão reunidas as informações gerais que retratam a realidade da educação em cada município. Portanto, essas formações oportunizadas aos nossos técnicos são importantes para aprimorar a qualidade desse trabalho”, informou o secretário de Tabatinga, Vitorino Nunes.

Amazonas registra 1,1 milhão de estudantes

Dados oficiais do censo escolar de 2015 apontam que o Amazonas registrou 1.178.976 estudantes, sendo 467.031 matriculados em escolas da rede estadual; 593.112 matriculados em unidades de ensino da rede municipal; 9.323 estudantes na rede federal e 109.510 na rede privada de ensino.

No que se refere ao número total de estabelecimentos de ensino, o levantamento indicou que o Estado conta com 5.492 unidades de ensino, dentre os quais 720 são da rede estadual; 4.474 da rede municipal; 282 da rede privada e 16 unidades da rede federal de ensino.