Seduc capacita 240 profissionais para a realização do censo escolar no Amazonas

065

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) capacitou nesta semana 240 profissionais para atuar como executores e multiplicadores no Censo Escolar do Amazonas.

As informações coletadas pelo Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e execução de programas federais.

Realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o Censo Escolar, no Amazonas, é coordenado pela Seduc, que é responsável pela capacitação dos profissionais agentes e pela efetivação dos dados informados pela rede pública estadual, federal municipais e particulares dos 62 municípios do Amazonas.

Conforme dados preliminares do ano letivo de 2013 estima-se que o Amazonas conte com 1.192.923 estudantes dos quais 493.894 estão matriculados em escolas da rede pública estadual, 591.398 em escolas de redes municipais, 98.835 em federais e 8.796 em escolas particulares.

Ainda segundo o levantamento preliminar, deste contingente de alunos, 124.261 são do ensino infantil, 761.261 no ensino fundamental, 185.290 no ensino médio, 2.793 na educação especial, 97.946 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais de 20 mil na educação profissionalizante.

Formação

Nesta semana a Seduc aplicou uma formação técnica direcionada a 240 profissionais que atuarão diretamente na coleta de informações e como multiplicadores do censo escolar. A formação foi baseada no Treinamento do Rendimento e Movimento no “Módulo-situação do aluno”.

Coordenado pelo Departamento de Planejamento e Gestão Financeira e Gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc a formação foi realizada no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, no bairro Japiim 2 e abrangeu, também, treinamento técnico referente à plataforma  Educacenso e o Sistema Integrado de Gestão Escolar do Amazonas (Sigeam), que compõem a rede de compartilhamento e coleta entre Governo Federal e SEDUC.

A primeira fase das atividades aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2013 com a participação de representantes de 61 municípios do interior do Amazonas, entre eles 51 secretários municipais de Educação.

De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar, Silvana da Silva Moraes, a segunda fase é uma forma de analisar o panorama geral na rede. “Nesta oportunidade, trouxemos diversas variáveis, diversos estudos e situações que detectamos através do banco de dados repassados pelas escolas durante a coleta dos dados”, explicou.

“Antes, o treinamento ocorria apenas entre abril e maio. Com o intuito de reforçar o propósito do censo, sentimos a necessidade de reunir com os profissionais e detalhar melhor cada variável”, acrescentou a coordenadora.

Ainda de acordo com Silvana Morais, esta fase consiste em avaliar e medir os índices de desenvolvimento da educação com o aproveitamento dos alunos que estão na rede, a soma do desempenho desses alunos na Prova Brasil e também no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).