Seduc beneficia mais de 13 mil pessoas com o serviço de Provão Supletivo

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o balanço oficial de atendimentos realizados na última edição de seu Provão Supletivo Eletrônico. Aplicado simultaneamente em 70 escolas públicas estaduais da capital na primeira semana deste mês de janeiro, o serviço atendeu a 13.041 pessoas, das quais 4.136 inscreveram-se para realizar as provas com a finalidade de obter a certificação em ensino fundamental e outras 8.905 em ensino médio. 
 
Com essa amplitude, o serviço foi oferecido pela primeira vez pelo Governo do Estado procurando beneficiar à população adulta que necessitava do certificado de conclusão de ensino.
 
Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, professora Tereza Praia, embora o serviço seja realizado rotineiramente pela Secretaria no decorrer no ano – com provas realizadas na própria sede da Seduc – o ‘Provão’ foi uma estratégia pensada para atender de maneira mais abrangente à população. “O Provão deste ano foi aplicado com sucesso e teve como objetivo atender de forma ampla à população, que teve à sua disposição 70 postos espalhados em Manaus”, disse a gerente.
 
Tereza Praia informou que os 13.041 atendimentos resultaram na realização de 70.044 provas, uma vez que os candidatos, no ato da inscrição poderiam optar pelo número de disciplinas que gostariam de concluir por meio do supletivo. “Esse total de provas é gerado por conta dos componentes curriculares lecionados no ensino fundamental e médio”, explicou.
 
De acordo com a Seduc, as provas foram realizadas em formato eletrônico em laboratórios de informática de 70 escolas e a iniciativa foi possibilitada pelo esforço conjunto de diversos departamentos do órgão, envolvendo a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja/Seduc), a Gerência de Sistema de Informação (Gesin/Seduc), além da Prodam (Processamento de Dados do Amazonas).
 
Para garantir o sucesso do serviço oferecido, aproximadamente 350 pessoas, entre coordenadores, servidores, técnicos, gestores escolares e voluntários participaram do processo, contribuindo para que todos os 13.041 candidatos fossem atendidos, com especial atenção aos idosos e portadores de necessidades especiais.
 
Candidata de 47 anos realiza o Provão e ingressa em universidade
 
Uma das participantes do Provão foi dona Maria da Conceição Lira, 47, que nasceu no município de Santarém (PA) onde cursou os primeiros anos do ensino fundamental. Aos 11 anos, mudou-se para Manaus, onde cursou até a 7ª série e em 1996 concluiu o ensino fundamental. Nos anos seguintes cursou as matérias do ensino médio, foi aprovada em quase todas, restando somente a disciplina de Física.
 
Decidida a mudar de vida, dona Maria fez o Provão Supletivo da Seduc neste início de ano para eliminar a matéria de Física. Aprovada, obteve o diploma do ensino médio e com essa conquista resolveu fazer o vestibular para Psicologia, no qual também foi aprovada em uma universidade particular.
 
 
Aos 47 anos, dona Maria da Conceição participou do provão e com a conclusão do ensino médio conseguiu ingressar em uma faculdade
 
Para dona Maria o Programa de Educação de Jovens e Adultos representou uma mudança de vida. “Com o EJA tive a oportunidade de acelerar e concluir meus estudos, e principalmente, conseguir minha aprovação no vestibular para o curso que sempre sonhei”, afirmou emocionada. Questionada sobre como obteve essa conquista, dona Maria ressaltou que os candidatos devem sempre estudar e persistir em seus objetivos. “As pessoas devem sempre estudar e jamais desistir dos seus sonhos, independente da idade e das circunstâncias, elas devem prosseguir e buscar os seus objetivos”, concluiu.
 
Conforme a Seduc, o próximo provão supletivo ocorrerá ainda este ano, com data a confirmar.