Seduc anuncia abertura das inscrições para a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Estão abertas as inscrições para a 3° edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Com o apoio e mobilização regional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a competição educativa premiará as melhores produções textuais desenvolvidas por estudantes da rede pública.

Mobilizando estudantes e professores dos ensinos Fundamental e Médio, a olimpíada é um estímulo para a produção textual de ‘Memórias’, ‘Poemas’, ‘Crônicas’ e ‘Artigos de Opinião’ no ambiente escolar. Os professores de Língua Portuguesa interessados em inserir suas respectivas escolas na competição deverão se inscrever via internet até o dia 25 de maio no portal www.escrevendoofuturo.org.br

Segundo a representante da Seduc e coordenadora regional da olimpíada, professora Francisca Hermógenes, este é o sexto ano consecutivo que a Secretaria de Educação adere à iniciativa, por acreditar que o trabalho favorece o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “É uma excelente oportunidade para que escolas, educadores e estudantes aprimorem seus trabalhos. Daí o interesse da Secretaria em fazer adesão ao projeto, incentivando a participação de suas escolas de ensino fundamental e médio”, apontou Francisca.

Como Participar

Para garantir sua participação e de sua escola, os professores precisam estar lecionado na rede pública em 2012 e, com a anuência do gestor da escola, deverão fazer sua inscrição gratuita via internet, através do preenchimento e envio da ficha de inscrição eletrônica disponível no site www.escrevendoofuturo.org.br. “Lembramos que o professor que leciona em mais de uma escola, se assim desejar, deverá fazer a inscrição individual de cada uma delas, garantindo assim a participação efetiva de todos os seus alunos”, explicou Francisca Hermógenes, acrescentando que a competição, pela primeira vez, aceitará inscrições de professores que atuam no ‘Programa Avançar’ que atua na correção de fluxo escolar corrigindo a distorção idade-série.

Categorias e Premiações

Neste ano de 2012, a olimpíada terá como tema “O lugar onde moro” e será desenvolvida em quatro categorias, ondeos alunos do 5° e 6° anos (do ensino fundamental) participam do gênero “Poema”, os do 7º e 8º participam do gênero “Memórias”, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de “Crônicas” e os do 2º e 3º do médio, “Artigos de Opinião”. Antes de apresentar oficialmente seus trabalhos para concorrer, os alunos participarão de oficinas de redação em suas escolas.

De acordo com a coordenação regional, a competição será realizada nas etapas: “Escolar”, “Municipal”, “Estadual”, “Regional” e “Nacional”. Os 500 autores e seus respectivos professores classificados para a etapa estadual serão premiados com medalhas e livros; na etapa regional os professores e autores dos152 textos classificados receberão medalhas e tablets, além de placa de homenagem para a sua escola.

Já na etapa nacional, os 20 melhores textos (cinco por categoria) além de serem publicados na coleção “Melhores textos 2012” serão premiados, com os alunos autores e seus professores recebendo medalha de ouro, notebook e uma impressora cada. Suas respectivas escolas serão contempladas com um laboratório de informática com 10 microcomputadores, projetor multimídia, telão e livros. Os professores que tiverem os melhores “Relatos de Prática” na etapa regional, também ganharão um netbook, cada.

Formação para professores

Segundo a coordenadora regional da olímpíada, após a inscrição, o professor começará a participar de uma formação voltada para o aperfeiçoamento do ensino de Língua Portuguesa, focada nos gêneros textuais.

“Os professores também passarão a receber a revista Na Ponta do Lápis, que trará artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, além de terem acesso à comunidade virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde poderão participar de cursos online e interagir com professores de todo Brasil. Este é o diferencial da olimpíada: fornecer uma preparação aos professores e alunos que garantirá não só o sucesso na competição, mas também na sala de aula e nas avaliações de qualidade da educação básica, como a Prova Brasil e Enem” conclui Francisca Hermógenes.

Olimpíada

No Brasil, a olimpíada “Escrevendo o Futuro” acontece em anos pares. Nosanos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, sendo uma grande chance para o aperfeiçoamento de professores e incentivo à prática da leitura e escrita entre os alunos das escolas públicas.

Maiores informações sobre a competição educativa podem ser adquiridas gratuitamente por meio do telefone 0800-771-9310 ou junto à Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, localizada na sede do órgão, no bairro do Japiim, em Manaus.