Seduc-AM quer implantar formação continuada para secretários escolares

PAS_0855
A formação continuada será uma das premissas da nova gestão da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM). Foi o que garantiu o titular da pasta, Luiz Castro, na abertura do 1º Encontro de Secretários Escolares, na manhã desta terça-feira (22/01), no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan).

Cerca de 300 profissionais participaram do evento. Luiz Castro salientou que os secretários escolares são fundamentais para a boa gestão de qualquer escola, seja da rede privada ou pública, e a Seduc-AM entende e reconhece a importância desses profissionais no processo de ensino-aprendizagem.

“A nova gestão da Seduc vai valorizá-los e apoiá-los no seu dia a dia. Isso é um reconhecimento institucional, partindo da própria equipe central da pasta, mas deve se espraiar também no ambiente da própria escola, do gestor, os professores, pedagogos e a própria comunidade”, afirmou.

‘Coração da instituição’ – De acordo com o secretário, a sociedade como um todo precisa entender que a secretaria escolar representa o ‘coração da instituição de ensino’, de onde flui todos os processos, por onde perpassam os documentos e demandas que fazem o funcionamento da escola acontecer de maneira positiva ou não.

Castro garantiu que essa é a primeira de muitas formações que virão. “Esse é um momento inicial, motivacional, para estimular esses profissionais a ter relações interpessoais mais produtivas, amistosas e eficientes. Em um outro momento, abriremos para que apresentem suas sugestões, opiniões, situações que eles desejem mudar para melhor, no ambiente da escola. Queremos ter uma gestão bastante participativa”, finalizou Luiz Castro.

Formação continuada – O secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, reforçou que a nova gestão da Seduc trabalhará com formação continuada. “Estamos estudando e programando outros cursos diversos. Trata-se de um imenso desafio, e, por isso mesmo, teremos êxitos visíveis. Esta habilitação, por exemplo, foi transmitida para todos os municípios do Amazonas” exemplificou.

No Encontro, a programação contou com palestra “Secretários escolares na Tríade Motivação, liderança e relacionamentos interpessoais para a práxis profissional exitosa”, ministrada pelo psicólogo Marcos Lázaro Pereira de Alcântara. Em seguida, a avaliação aconteceu por meio de um questionário. O evento teve ainda a apresentação do Tubones Coral, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).