Seduc-AM leva palestras e conhecimento à Feira Norte do Estudante

WhatsApp Image 2019-09-25 at 16.19.17

Professores da Secretaria de Estado de Educação participam da 10ª edição do evento, no Manaus Plaza Centro de Convenções

Dicas para acesso a instituições do Ensino Superior e palestras sobre ideias inovadoras, motivação e prevenção ao suicídio e sobre liberdade e inclusão do surdo. Estas são as atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) na 10ª edição da Feira Norte do Estudante. O evento acontece até sexta-feira (27/09), a partir das 9h15, no Manaus Plaza Centro de Convenções (avenida Djalma Batista, Chapada).

Segundo o coordenador dos projetos Hora do Saeb e Conquistar, professor Aldemir Oliveira, as palestras com dicas sobre vestibulares terão temas englobados por área de conhecimento, como, por exemplo: linguagens e suas tecnologias abordando diferentes maneiras de avaliar uma redação nos Exames para admissão do Ensino Superior – Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Enem.

Na área de Ciências da Natureza, os conteúdos trabalhados em Física serão dicas sobre o que mais constou nas provas, na última década, com interpretações por meio de gráficos em questões contextualizadas. Na disciplina de Matemática, serão apontados os conteúdos que não caem nos exames.

“Daremos dicas para que o aluno faça uma redação de nota máxima, apontando os critérios de cada instituição. Nas Ciências Humanas, mostraremos infográficos com os conteúdos que mais constam nos vestibulares, desde 2009, além de dicas de biotecnologia e seus impactos no ambiente”, assinalou.

Ao final, serão apontados dez filmes que auxiliarão os estudantes a se preparar para o SIS, Enem e PSC. Longas como “Adeus, Lênin”, o clássico “A Rosa Púrpura do Cairo” e o nacional “Tropa de Elite 2” estão na lista.

As palestras acontecerão às 10h30 e às 15h de quinta (26/09), e às 15h15 e 16h de sexta-feira (27/09), sempre na Sala Nelson Mandela. A entrada é gratuita.

Realidade aumentada – Ver detalhes de um coração, em formato 3D, na palma da mão. É este o destaque de “Ideias inovadoras: Aplicativo Quero ler Code”, um projeto de robótica com realidade aumentada. O professor de Química, Manoel Jeffreys, adiantou que o app apresentado também mostrará Biotecnologia, Matemática e lógica de programação.

“Também apontaremos na palestra o cubo projetado com algoritmos matemáticos, letras da História Antiga, chegando até a Engenharia, demonstrando a metodologia de ensino Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tanto para os estudantes quanto para educadores presentes”, explicou Jeffereys. A palestra acontece na sexta-feira (27/09), das 15h15 às 16h15, na Arena Blá Blá Blá.

Setembro Amarelo – O ano pré-vestibular e a necessidade de decidir sobre a carreira afetam a saúde mental de estudantes, levando alguns a possíveis problemas com ansiedade e até tentativas de tirar a própria vida.

Pensando neles e aproveitando o Setembro Amarelo, a Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar (Capse/Seduc-AM) ministrará sobre “Projeto de Vida: Motivação e prevenção ao suicídio”. A coordenadora Giani Brito explicou que a palestra falará sobre projetos de vida, por que continuar vivendo e querer estar vivo. “Mostraremos como motivar a si próprio, querer fazer e mudar”, afirmou Giani.

A palestra acontecerá nesta quinta-feira (26/09), a partir das 10h.

Inclusão – No Dia Nacional do Surdo, celebrado nesta quinta-feira (26/09), haverá a palestra “Libras: liberdade e inclusão do surdo na sociedade”, ministrado pela professora mestra Mariê Augusta de Souza Pinto. Ela adianta que a apresentação mostrará a experiência dela em sala de aula.

“Estamos lutando por inclusão e liberdade e, para que isso realmente aconteça, a sociedade tem que aprender Libras. Faremos um diálogo, e apresentarei nosso trabalho na prática de ensino de Matemática, mais especificamente da tabuada, na Língua Brasileira de Sinais, em Parintins”, afirmou.

O evento – A 10ª edição da Feira Norte do Estudante ocorre de quarta a sexta-feira (25 e 27/09), das 9h às 22h, no Manaus Plaza Centro de Convenções (avenida Djalma Batista, bairro Chapada). O evento tem entrada gratuita, mediante inscrição que pode ser feita pelo site www.feiranortedoestudante.com.br ou presencialmente, na recepção da feira. É concedido certificado de participação.

Na programação, estão previstas mais de 30 palestras por dia, além de rodas de conversa, dinâmicas, bate-papos, apresentações artísticas, shows e exibição de filmes, entre outras atividades culturais e educacionais.

Mais de 30 mil pessoas – entre alunos do Ensino Fundamental, Médio e Graduação, além de profissionais que planejam retomar os estudos – em busca de orientação vocacional são aguardadas no evento, considerado o maior da região Norte voltado para a integração profissional de estudantes ao mercado de trabalho.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM