Seduc-AM lança programação especial em alusão ao Outubro Rosa

PAS_2438

A secretaria deu início nesta terça-feira (1º/10) a sua campanha ‘Se toque no rosa pela vida’; até sexta-feira (04/10), a Seduc-AM realizará palestras e atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), por meio da Gerência de Promoção e Valorização do Servidor (Gervs), deu início nesta terça-feira (1º/10) a sua programação especial em alusão ao Outubro Rosa, intitulada ‘Se toque no rosa pela vida’. Até sexta-feira (04/10), a secretaria realizará palestras e atividades de prevenção e orientação sobre doenças relacionadas ao câncer de mama e de colo do útero.

Além do bate-papo com profissionais da área da saúde, a Seduc-AM oferecerá, também, atendimentos de mamografia, ultrassonografias, preventivos, testes de glicemia e aferição de pressão a pelo menos 2.791 mulheres.

A programação especial foi lançada pelo titular da secretaria, professor Vicente Nogueira, no Hall de Galerias da Seduc-AM. Durante a solenidade de abertura, ele falou da importância da campanha para o combate ao câncer de mama e de colo de útero.

“É com muita alegria e satisfação que iniciamos o mês com uma atividade tão importante e proativa. Eu diria que não existe outra secretaria em que esse assunto deva ser tão debatido quanto a nossa, formada, em sua grande maioria, por colaboradoras mulheres. Quero desejar que, ao longo dessa semana, as atividades sejam produtivas e de muito aprendizado. É um mês de reflexão e ação”, afirmou Vicente Nogueira.

Dando o pontapé inicial às palestras de conscientização e prevenção, a Seduc-AM recebeu a enfermeira Kamila Sena, especialista em oncologia e hematologia, para um bate-papo sobre ‘A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama’.

“O propósito da campanha não é apenas orientar as mulheres a realizar os exames anualmente, mas também traçar uma estratégia de prevenção e conscientizar a população sobre o número de casos. Além disso, esperamos que essas mulheres orientem, também, familiares mais novos [filhos, sobrinhos ou netos] e amigas a realizarem os exames preventivos”, destacou Kamila Sena.

A enfermeira destacou, ainda, a relevância da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação para a redução das chances de desenvolvimento da doença. “Quando incentivamos essas atividades, conseguimos, também, melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Juntamente com os exames periódicos, os exercícios físicos e uma alimentação saudável reduzem os riscos da doença em 28%”, finalizou a palestrante.

Logo após a palestra, o público presente pôde, ainda, inscrever-se para o exame preventivo – que será realizado, gratuitamente, no ambulatório da secretaria.

Programação – Até sexta-feira (04/10), a Seduc-AM servirá de palco para uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa. Nesta quarta-feira (02/10), será realizado a orientação do autoexame de mama, com a Dra Maria Zeneide Puga. A atividade acontecerá em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h, no ambulatório.

Na quinta e sexta-feira (03 e 04/10), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, também no ambulatório, será ofertado o exame de preventivo.

Sobre o Outubro Rosa – Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados[. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Fotos: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM