Seduc-AM inicia modernização das Rotinas Administrativas

IMG_1838

Atualização teve início com mapeamento de processos e redesenho de rotinas de setores da Secretaria

O projeto de modernização das Rotinas Administrativas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AM) foi lançado nesta terça-feira (1), no Centro de Formação Pe. Anchieta (Cepan/Seduc-AM). Desenvolvido pela Deloitte e o Grupo Técnico de Governança, objetiva redesenhar os trabalhos diários nas escolas da rede estadual e maior transparência nos processos, entre outras atividades.

De acordo com o titular da Seduc-AM, Vicente Nogueira, a modernização é um importante suporte para a atividade-fim da Secretaria. Para ele, é perceptível que é necessário melhorar o desempenho na esfera das rotinas administrativas.

“Nada vai se alterar se o espírito de mudança não vier de cada um, ajudando a otimizar a eficiência operacional. A implantação destas mudanças – sem perdas de esforços e de tempo – alcançará a sala de aula, ampliando o suporte aos professores”, assinalou. 

Processos – A atualização acontecerá por meio de documentação, padronização e desenvolvimento de novas atividades suportadas por ferramentas sistêmicas, de acordo com o sócio da Deloitte, Edson Cedraz. Os benefícios no impacto das rotinas incluem a confiabilidade nas informações, planejamento e a redução no tempo dos processos.

“O objetivo é facilitar o dia  a dia dos educadores, com suporte e retaguarda administrativa e de gestão para que o professor chegue na sala de aula da melhor forma possível. O foco é usar a capacidade de melhorar o potencial de cada profissional”, explicou.

O Plano de Trabalho foi dividido em nove etapas, com detalhamento do escopo dos serviços, as entregas e seus critérios de qualidade e aceitação e um cronograma detalhado. Desde o Mapeamento dos macroprocessos, há também o Plano de Treinamento e até as etapas de redesenho e implantação.

No início dos trabalhos, foram apresentados os relatórios de avaliação dos modelos atuais de Gestão de Processos; de avaliação dos modelos atuais de Gestão de Projetos; e de análise dos sistemas de informações existentes, com pesquisa de satisfação acerca dos sistemas da Seduc-AM.