Seduc adere movimento Novembro Azul e disponibiliza orientações de saúde para servidores

IMG_2316

Com a promoção de uma palestra educativa direcionada a funcionários públicos e ministrada pelo médico urologista Anoar Samad, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início, nesta semana, às suas atividades institucionais em adesão ao movimento Novembro Azul.

A atividade realizada e as demais programadas fazem parte do programa Valoriza RH, que é desenvolvido pela Secretaria com o objetivo de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental de seus servidores. Por meio do programa, no decorrer do ano são desenvolvidas palestras sobre saúde, atividades de ginástica laboral, campanhas de promoção à saúde, atividades de formação musical, dentre outras atividades.

Ministrada na sede da Seduc, no bairro Japiim 2, a palestra do médico urologista Anoar Samad foi acompanhada por aproximadamente cem servidores públicos.

Em sua explanação, Anoar Samad, enfatizou que para evitar o câncer de próstata, se requer a máxima atenção. “Considero o câncer de próstata uma doença ‘traiçoeira’, pois ele não traz sintomas e não têm causas, apenas fatores de risco. Por isso, é imprescindível a procura pelo exame para que esta mal, se identificado, seja tratado no início de estágio”, disse.

Anoar Samad, falou também sobre a necessidade do cuidado masculino com a saúde. “Muitas vezes os homens não fazem o exame, pois alegam não sentir nada, o que é um equívoco. A orientação é esta: todo homem a partir dos 50 anos deve realizar o seu exame preventivo anualmente e aqueles com registro de casos na família, recomenda-se realizar o exame a partir do 40 anos”, orientou.

Para a gerente de Valorização do Servidor (Gervs/Seduc), Marilene Remigio, a adesão ao movimento novembro azul por parte da Secretaria, tem como objetivo sensibilizar os nossos servidores a procurar informações com relação ao câncer de próstata e todas as doenças que atingem o sexo masculino. “Nesse mês, especificamente, nosso intuito é quebrar o preconceito de alguns homens, mostrando a importância da realização do exame preventivo”, mencionou.

Além da palestra, para marcar a adesão ao movimento Novembro Azul, a Seduc disponibilizou para seus servidores, serviços como corte de cabelo e encaminhamento para exames de prevenção. A ação contou com o apoio da Unidade Básica de Saúde do bairro do Japiim.