Seduc abre seleção para escolas da capital se certificarem na norma ISO 9001

Seduc abre seleção para escolas se certificarem pela norma ISO 9001
 
Acesse o edital aqui
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em mais uma empreitada visando aprimorar a qualidade da educação pública ofertada no Amazonas, realizará no período de 5 a 9 de março, o primeiro processo de seleção de escolas para a implantação do referencial de qualidade ISO 9001. Por meio do processo, 20 escolas públicas estaduais da capital serão selecionadas para a implantação do selo ISO – um sistema de gestão da qualidade utilizado, atualmente, em 161 países.
 Tradicionalmente aplicada em instituições dos ramos comercial e industrial, a ‘ISO 9001’ consiste em uma série de normas sobre a gestão da qualidade, criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de oitenta, para mensurar e padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população. Considerada hoje referência mundial em qualidade, a norma é utilizada em mais de 800 mil organizações públicas e privadas.
De acordo com o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, focada na melhoria da qualidade e satisfação, a ISO 9001 será utilizada pelo Governo do Amazonas para melhorar a qualidade da prestação de serviços para alunos, professores e comunidade. “Duas escolas estaduais da capital já são certificadas pelo selo ISO e são reconhecidas pela qualidade e métodos de gestão. Ao eleger 20 novas instituições de ensino na capital, pretendemos ampliar essa oportunidade para mais unidades, elevando a educação estadual a um patamar de qualidade mundial”, apontou.
 
Inovação
 
A aplicação da norma ISO 9001 nas instituições educacionais é uma experiência nova, utilizada em poucas escolas brasileiras, mas que tem apresentado resultados profícuos. Nos estabelecimentos de ensino, a norma age, principalmente, no aperfeiçoamento da gestão, na padronização dos processos e na melhoria de comunicação e satisfação dos pais e alunos.
O período de certificação das escolas dura um ano – enquanto a instituição vai se adequando às normas – e tem validade de três anos. As escolas certificadas tornam-se referências mundiais de ensino.
 
Amazonas
No Amazonas, a norma já é testada, desde 2009, em duas escolas da rede estadual, a Escola Estadual Sólon de Lucena e a Escola Estadual Roxana Pereira Bonessi. A certificação influenciou a melhoria crescente dos indicadores de qualidade e ensino, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Ideam), contribuindo para a redução da evasão e reprovação escolar nas duas escolas.
           
Inscrições

Todas as escolas estaduais da capital poderão participar do processo, que selecionará 20 escolas para a certificação ISO 9001. Para isso, basta realizar a inscrição no site: http://centrodemidias.am.gov.br/iso/. O e-mailiso@seduc.am.gov.br está disponível para que os gestores entrem em contato com área responsável em caso de dúvidas.