Seduc abre inscrições para o programa ‘Amazonas Alfabetizado’

Destinado à educação de jovens com idade acima de 15 anos, adultos e idosos, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está lançando o programa ‘Amazonas Alfabetizado’, em substituição ao ‘Reescrevendo o Futuro’. A meta é alfabetizar mais de 20 mil pessoas já neste ano de 2011.

Dando início às atividades do programa, a Seduc está com inscrições abertas para o ingresso de alfabetizandos (estudantes) e também está fazendo o cadastro de colaboradores para atuar como alfabetizadores ou coordenadores dos trabalhos. As incrições devem ser feitas até o dia 29 de julho, via internet, no site http://amazonasalfabetizado.com.br

O ‘Amazonas Alfabetizado’, coordenado pela Seduc, estará integrado ao programa ‘Brasil Alfabetizado”, desenvolvido pelo Governo Federal em todo território Nacional, com o objetivo de alfabetizar e possibilitar novas oportunidades a partir da escolarização.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, explicou que as aulas do programa estão previstas para iniciar em setembro e serão realizadas aos sábados, com carga horária de oito horas semanais durante o período de seis meses. “O programa funcionará nas escolas públicas do Estado, na capital e no interior, e também poderão ser desenvolvidas, sob regime de colaboração, em diferentes locais como igrejas e associações comunitárias”, disse Gedeão Amorim.

As instituições que desejam ser parceiras nas ações devem procurar a sede da Seduc para obter maiores informações.

Como se inscrever

As inscrições para os alfabetizandos (alunos) e o cadastramento dos colaboradores (alfabetizadores e coordenadores) estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de julho, via internet, no site http://amazonasalfabetizado.com.br

Os que optarem pelo cadastro manual devem procurar qualquer escola da Seduc, da capital ou do interior do Estado, onde poderão ter acesso aos formulários de cadastro disponibilizados pela coordenação do Programa.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o índice de analfabetismo no Amazonas caiu consideravelmente de 15,5% em 2000, para 9,6% em 2010. Com o ‘Amazonas Alfabetizado’, o Governo do Estado pretende intensificar os trabalhos de modo a reduzir ainda mais estes índices. “Nesta primeira etapa, realizamos um levantamento estatístico identificando o número de pessoas que ainda não são alfabetizadas. Ao lançar o programa, estamos mobilizando diversos setores da sociedade para conseguirmos, até o final do ano, alfabetizar mais de 20 mil pessoas”, explicou o representante da Seduc e coordenador do programa, Jeordane Oliveira de Andrade.

Segundo o professor, o ‘Amazonas Alfabetizado’ só será viável se houver um esforço integrado entre poder público e sociedade. “Com o programa, daremos um grande passo para superar o analfabetismo e contamos com o apoio da sociedade para divulgar nossa ação. Portanto, conclamamos a todos para participar deste ‘mutirão’ de cadastros, indicando nosso portal às pessoas (ou aos familiares destas) que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever e que desejam ‘abraçar’ esta oportunidade”, apontou Jeordane Andrade.