Secretário Gedeão Amorim representa o Consed em reunião no Ministério da Educação

O Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação – esteve presente na Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho Permanente do Transporte Escolar – GTP/TE. Na oportunidade, o Secretário de Estado da Educação do Amazonas, Gedeão Timóteo Amorim, participou do encontro realizado em Brasília, nesta quinta-feira, 16.

Durante a reunião foi apresentado o novo modelo de veículo de transporte escolar rural do programa Caminho da Escola. A novidade do veículo fica por conta da tração 4×4 e capacidade para 23 alunos. Outra pauta da reunião foi a apresentação dos resultados das avaliações da Lancha Escolar e da Bicicleta Escolar. Na oportunidade, o pesquisador Willer Carvalho apresentou avaliações satisfatórias tanto da lancha quanto da bicicleta escolar.

Ainda na pauta da reunião, foi apresentada a metodologia e logística para o levantamento nacional do custo aluno do transporte escolar rural. Serão 451 municípios participantes, abrangendo os 26 Estados e o Distrito Federal. De acordo do FNDE, a previsão é que o levantamento total, incluindo coleta de dados e tratamento das informações seja concluído em até dois anos. Para encerrar o encontro, foi iniciado o debate a respeito dos aspectos a serem abordados no Censo do Transporte Escolar no Brasil.

GTP – TE
O Grupo de Trabalho Permanente do Transporte Escolar (GTP do Transporte Escolar), instituído pela Portaria nº 432, de 7 de abril de 2008, do Ministério da Educação, tem como finalidade elaborar e acompanhar a execução de ações que visem a melhoria da assistência técnica e financeira do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE e o apoio técnico do Ministério da Educação para qualificação de gestores públicos; otimização da aplicação de recursos financeiros; definição da metodologia para realização de levantamento do custo por aluno transportado, a padronização de veículos; e outras ações relacionadas ao transporte escolar.

O Grupo de Trabalho é composto por representantes do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; SEB – Secretaria de Educação Básica, INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; SAF – Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República – SAF; Undime – União Nacional dos Secretários Municipais de Educação; CNM – Confederação Nacional dos Municípios; FNP – Frente Nacional de Prefeitos; ABM – Associação Brasileira de Municípios; e CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Crédito:  Oreste Lôbo

Publicada no site: www.consed.org.br