Secretário Gedeão Amorim aponta avanços no ensino da Educação Física no Amazonas

Nesta semana, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim participou do encontro “Desafios e Perspectivas da Educação Física no Brasil e na Alemanha”, sendo um dos palestrantes do evento promovido pela Universidade Federal do Amazonas. Direcionado a profissionais e graduandos do curso de Educação Física, o encontro foi realizado no auditório Eulálio Chaves, no Campus da Ufam, em Manaus.

No encontro, o secretário Gedeão Amorim ministrou a palestra “A Educação Física Escolar no Amazonas: A visão da Seduc”, apontando o perfil do atendimento educacional público no Estado e revelando os avanços da Educação Física nas escolas públicas amazonenses.

Dialogando com profissionais da área e respondendo a questões suscitadas por estudantes universitários, o secretário demonstrou que 271 mil estudantes no Amazonas têm acesso às atividades escolares de Educação Física diariamente, citou que 146 mil estão integrados às ações desenvolvidas pelo programa ‘Mais Educação’ e que outros 120 mil participam do programa Jovem Cidadão. Este último, criado pelo Governo do Amazonas e desenvolvido na capital e nos municípios de Parintins, Eirunepé, Manicoré, Carauari, Manacapuru, Boca do Acre, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Benjamin Constant.

O secretário citou que para atender com qualidade aos estudantes, a rede pública estadual conta com 760 professores na capital e no interior e que outros 163 estagiários da área de Educação Física auxiliam as atividades como monitores do programa Jovem Cidadão.

Kits de material esportivo

Para incrementar e trazer maior qualidade ao ensino da Educação Física nas escolas públicas do Amazonas, o secretário Gedeão Amorim destacou que o Governo do Estado disponibiliza kits de material esportivo às escolas. De porte destes kits, segundo o secretário, os professores podem desenvolver com maior critério suas ações nas escolas públicas estaduais do Amazonas.

“Somente neste ano, o Governo do Estado adquiriu e repassou às escolas, 96. 500 itens esportivos, contemplando bolas de basquete, de futsal, de handebol, de futebol e de vôlei, jogos de dama, jogos de xadrez, medalhas, troféus, dentre outros materiais”, apontou Gedeão Amorim, ressaltando que os kits possibilitam às escolas, o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas no decorrer do ano letivo.

Novas quadras esportivas

Outra importante iniciativa divulgada pelo secretário durante sua palestra foi a ampliação, pelo Governo do Estado, do número de quadras poliesportivas disponíveis nas escolas amazonenses. Segundo ele, somente nos últimos dois anos a Seduc ampliou em 22% o número de quadras poliesportivas cobertas disponibilizadas nas escolas. “Em 2008 tínhamos 274 quadras, já em 2010 esse número chegou a 334”, citou.

Gedeão Amorim também lembrou que as atividades de Educação Física recebem atenção especial no planejamento de construção dos novos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis). Segundo ele, estes centros – dos quais nove já foram entregues à população – , são equipados com piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol (gramado), salas de ginástica com aparelhos de musculação e ainda salas de dança.

De acordo com o secretário, além dos nove Cetis já entregues, mais de 20 devem ser inaugurados pelo governador Omar Aziz em sua gestão.

Outras ações

O secretário finalizou sua palestra citando outras importantes ações desenvolvidas pela coordenação de Educação Física da Seduc e pelas Coordenações Distritais de Educação, dentre as quais, os Jogos Escolares do Amazonas (parceria da Seduc com a Sejel), jogos distritais na capital e no interior, jogos mirins, mostras de dança e corridas pedestres.