Luiz Castro fala das prioridades para a pasta na nova gestão

Reunião servidores

Anunciado como secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM) do novo Governo do Estado, Luiz Castro iniciou o trabalho ao lado do secretário executivo, Luís Fabian Barbosa pela sede da secretaria. Entre as prioridades e compromissos da nova gestão, está a revisão dos contratos que foram firmados pelos últimos governos, conforme orientações do governador Wilson Lima (PSC).

Segundo o secretário, o objetivo da revisão dos contratos é identificar possíveis vícios e trabalhar correções. “Precisamos identificar erros que geraram desvios ou prejuízos aos cofres públicos. Assim, vamos encontrar caminhos para uma gestão eficiente”, afirma.

Aos servidores, Castro anunciou, ainda, que pretende analisar a situação dos mais de 750 professores que foram contratados em um regime que não existe na Lei. “Foi criado aqui um regime especial de emergência e cujo vigor se encerrou em dezembro. Temos que resolver esse problema  que deve ser promovendo a carga dobrada e talvez até um processo seletivo para suprir essas vagas”, afirmou. Além disso, o novo secretário pretende fazer o chamamento dos professores concursados até o final do primeiro semestre deste ano.

A equipe da SEDUC/AM que comandará a pasta durante a administração de Wilson Lima  é toda composta por professores. Antes da vida política, Luiz Castro atuou como professor da rede municipal de Envira (distante 1.203 quilômetros da capital). O secretário Executivo de Estado, Luís Fabian, é professor universitário, assim como o secretário Executivo Adjunto de Gestão, Rômulo Zurra, e o secretário Executivo Adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, que também atuou na rede estadual.

O secretário Executivo Adjunto da Capital, Bibiano Filho, é professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na capital. Para comandar a Secretaria Executiva Adjunta do Interior,  foi escolhida a professora Ana Maria de Araújo Freitas, professora aposentada da rede estadual de educação.

O novo secretário ainda não foi empossado, o que deve acontecer antes do fim do mês, quando encerra o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

Mudanças na Gestão

A Secretaria Executiva Adjunta de  Gestão, em sua nova configuração, será responsável pelos departamentos de Infraestrutura e de Logística. Nesse momento, o maior desafio é otimizar os processos, adotando mecanismos de fiscalização e de controle com a finalidade de combater os desperdícios, os possíveis desvios, minimizando também as falhas e tornando, ainda os processos mais ágeis e modernos.

Segundo o secretário de Gestão, Rômulo Zurra, planejamento sistêmico e os mecanismos de melhoria contínua serão palavras de ordem em todos os departamentos. “O objetivo é de que sejam garantidos aos trabalhadores da educação e alunos, suprimentos na quantidade e qualidade adequada, transporte escolar seguro, estrutura e infraestrutura com a funcionalidade necessária e merenda escolar garantida no tempo certo em todo o Amazonas”, afirmou.

Melhorias Pedagógicas

O objetivo da nova gestão é fortalecer as ações pedagógicas tanto na capital quanto no interior. De acordo com o secretário Executivo Adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, o apoio pedagógico deve deixar de ser apenas no gabinete e alcançar, finalmente, às salas de aula. “Nós precisamos levar nossas ações efetivamente às escolas por meio das coordenadorias distritais e regionais. Temos que fazer funcionar a estrutura que existe no papel, mas não está na prática”, afirmou.