Secretário da SEDUC, José Augusto de Melo, renova parceria com a Universidade do Estado do Amazonas

_MG_1270

O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, professor José Augusto de Melo, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, assinaram na manhã desta segunda-feira (9), a retomada do convênio do programa de estágio curricular obrigatório voltado aos estudantes da UEA. A iniciativa vai permitir que alunos da Universidade continuem prestando estágio na rede pública estadual de ensino, em Manaus e também no interior.

“Esse convênio respalda do ponto de vista legal e fortalece a presença dos nossos alunos e professores no campo de estágio. É um momento importante porque sinaliza o interesse das duas instituições de trabalharem juntas na melhor formação dos nossos alunos de graduação, e naturalmente também dentro da pós-graduação e nas licenciaturas”, destacou o reitor.

O titular da Seduc frisou a iniciativa e lamentou o atraso na retomada do convênio. Ele assumiu a Seduc na semana passada, logo após a posse do governador Amazonino Mendes e o convênio estava aguardando a renovação há dois meses. “Esse convênio estava parado aqui na Seduc e tão logo tomei conhecimento, tratamos de assinar. Trata-se de uma iniciativa que permite um avanço para as duas instituições beneficiando alunos e professores e por isso assinamos imediatamente para que as ações sejam retomadas”, destacou o secretário José Augusto de Melo.

Com a iniciativa, cabe à UEA encaminhar os estudantes, conforme a necessidade da Seduc; acompanhar o estágio através das Comissões de Estágio das unidades acadêmicas às quais os alunos estagiários estejam vinculados; avaliar o desempenho dos alunos-estagiários e incluí-lo no seguro coletivo de acidentes pessoais da UEA.
Já a Seduc tem a responsabilidade de desenvolver Plano de Trabalho em parceria com as Comissões de Estágio das unidades acadêmicas, de modo a construir um cenário de desenvolvimento para os estágios em um contexto próprio aos interesses das duas instituições, ao perfil dos alunos-estagiários, à realidade escolar onde os estágios acontecerão, bem como a realidade regional amazônica, onde as escolas estão inseridas, além de elaborar relatório de atividade desenvolvida e as metas alcançadas.
O prazo do convênio é de cinco anos, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo. A parceria não prevê vínculo empregatício.