Secretaria realiza primeira Mostra de Materiais Pedagógicos do PNAIC 2017-2018

IMG_1604

Reunindo Coordenadores Distritais de Educação, formadores locais, professores de alfabetização, pedagogos e alunos, aconteceu, na tarde dessa sexta-feira (07/12), a exposição da I Mostra de Materiais Pedagógicos do PNAIC 2017-2018, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), com o objetivo de socializar práticas da construção de materiais pedagógicos confeccionados durante as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O evento aconteceu no Hall do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da SEDUC Sede na avenida Waldomiro Lustoza, no bairro do Japiim 2, Zona Sul de Manaus, e contou com a exposição de vários trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos em sala de aula.

A coordenadora Estadual do PNAIC, professora Ana Cláudia Barros, destaca a mostra desenvolvida nas escolas. “Estamos encerrando hoje com a culminância dos trabalhos das sete coordenadorias distritais de educação. Hoje chegamos na escola e observar um ambiente alfabetizador, o lúdico presente, porque o PNAIC trouxe essa proposta como alfabetizar, letrar por meio dos jogos, do lúdico”, disse Cláudia.

Uma das personagens dessa formação e prática de materiais pedagógicos, a professora Ana Ângela, expressa a satisfação do trabalho desenvolvido com as crianças. “Eu me sinto muito feliz em poder fazer esse trabalho no início da formação das crianças e observar que existe resultado. Isso é gratificante como professor, onde o aluno aprende com coisas simples, mas bem trabalhadas”, destacou Ana, que é professora do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Libertador Simon Bolívar, da Coordenadoria Distrital de Educação 03.

PNAIC no Estado – Atualmente, o programa atende mais de 150 mil crianças em todo o Estado do Amazonas, incluindo as escolas da rede pública estadual e municipal na capital e no interior. Desse total, aproximadamente 40 mil são da rede estadual.

“Eu me sinto muito satisfeita, um ser humano pleno, por ter concretizado esse projeto e concluir de forma tão brilhante com meus alunos. Eu tenho certeza que quando eles chegarem no 7º ano, 8º ano, esse pensamento abstrato vai estar mais do que experimentado nas séries iniciais”, concluiu a professora do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Libertador Simon Bolívar.

Sobre o PNAIC – É um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano de Ensino Fundamental”. Para reduzir índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente nos demais anos do ensino fundamental, fomentar a qualidade da aprendizagem na idade adequada e diminuir a distorção idade ano na educação básica.

O evento aconteceu simultaneamente em mais oito polos no Estado do Amazonas, envolvendo mais de 12 mil educadores.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”110″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]