Secretaria de Educação realiza reunião de planejamento para campanha de combate a violência na escola

IMG_1041

Evento contou com representantes de todas as coordenadorias distritais e do interior

A Secretaria de Educação e Desporto realizou, nesta quarta-feira (20/04), uma reunião de alinhamento para a  campanha de combate à violência no ambiente escolar com psicólogos, assistentes sociais e representantes das Coordenadorias Distritais da capital e interior. A ação visa organizar e efetivar programas de combate em todas as escolas da rede estadual de ensino em alinhamento com as Secretarias Executivas Adjuntas da Capital e Interior da pasta. 

A reunião foi realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), localizado na sede da secretaria, teve como tema “Educação, segurança e saúde: por uma cultura de paz” e contou com a participação da Secretária Executiva Adjunta da capital, Arlete Mendonça. 

Junto de representantes de todas as sete Coordenadorias Distritais da capital, e da assessora da Secretaria Executiva Adjunta do Interior, foram alinhadas as ideias, planejamento e atividades que serão repassadas para os gestores e demais profissionais da rede, como palestras, atividades esportivas, música e teatro, além de debates com os estudantes. 

A secretária Arlete reforça como essa reunião é necessária para a implementação e aplicação das ações de combate a violência com eficiência nas escolas, como é importante, tanto para os alunos como servidores, saberem qual o encaminhamento dar aos casos que chegam às escolas.

“Precisamos saber como proceder em situações como essa e realizar as orientações corretas. Com esse alinhamento, essa parceria dos nossos profissionais, poderemos realizar as atividades e os diálogos em combate às violências”, afirma a secretária. 

A psicóloga da coordenadoria 7, Francilane Mendes Vasconcelos, diz que esse conhecimento é necessário no cuidado da saúde mental dos estudantes em situações como estas. 

“Os estudantes têm a escola como um local de refúgio, um local de proteção, então ter essa base de conhecimento de como proceder em casos de violência é importante. Os profissionais da educação saberem e praticarem o acolhimento e a escuta, ajuda muito no processo de vida e saúde mental dessa criança e adolescente”, reitera a psicóloga. 

Formação especializada – Desde o início do mês de abril, a Secretaria de Educação vem realizando a oficinas e formações com o foco de abranger procedimentos voltados ao acolhimento e notificação de violência sexual contra crianças e adolescentes.

As atividades, como os Procedimentos Operacionais Padrões (POP), buscam intensificar ações preventivas e formativas e têm como base o fato de que, em muitos casos, o ambiente escolar é onde a vítima se sente segura para revelar a violência sofrida em casa ou em outros espaços.