Secretaria de Educação lança processo seletivo interno para assessores de Gestão Educacional

FOTO Tácio Melo-Secom (2)(1)

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto lançou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) interno para selecionar servidores da rede estadual para atuarem como assessores de Gestão Educacional da rede. O objetivo é que, com os profissionais, a secretaria otimize o tempo de atendimento às demandas escolares, dê suporte à gestão escolar e, ainda, garanta um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, resultando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual.

 

A inscrição para o PSS é gratuita e estará aberta de 25 a 29 de março. Todas as informações sobre a seletiva, assim como seu edital e respectivos anexos, estão disponíveis no site do Concurso COPEC, no link www.concursoscopec.com.br/157-pss-assessor/concurso/exibir.html.

 

O PSS será realizado em duas etapas. A primeira delas consiste na autoavaliação de currículo, de caráter classificatório, sendo realizada por meio das informações autodeclaradas pelo candidato, prestadas no ato do preenchimento de formulário de inscrição.

 

Caso o servidor seja aprovado, ele passará para a segunda etapa da seletiva, que equivale à avaliação de perfil. Os candidatos serão avaliados quanto às competências e aptidões necessárias para a atividade relacionada à função de assessor de Gestão Educacional, por meio de uma entrevista a ser executada pela Secretaria de Educação.

 

Será um assessor para um determinado grupo de escolas da rede, definido com base na realidade de cada município ou área geográfica, no caso de Manaus. “Após a composição do banco de cadastro de reserva, a secretaria promoverá uma formação para todos os selecionados, com o propósito de compartilhar a metodologia do trabalho que será implementado”, afirmou o diretor do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Júlio César Meireles de Freitas.

 

Funções – O assessor de Gestão Escolar ficará encarregado de algumas funções específicas, como, por exemplo, assessorar, orientar, planejar e coordenar a implementação das políticas educacionais de fortalecimento da Gestão Escolar, envolvendo as equipes escolares no desenvolvimento de metodologias e auxiliando nas tomadas de decisão das linhas de atuação de acordo com os objetivos, perfis e necessidades da escola para a correção de desvios e a redução das dificuldades da aprendizagem.

 

Todas as atribuições do assessor de Gestão Escolar estão exemplificadas no edital do PSS, no site do Concurso COPEC.

 

Perfil – O assessor de Gestão Escolar deverá ter algumas características, como: liderança; visão sistêmica; compromisso com a eficiência do trabalho e a eficácia dos resultados; criatividade; boa conduta profissional; capacidade de adaptar a própria abordagem e aceitar mudanças à medida que a situação demandar; dominar a prática na coleta, sistematização e análise de dados; e conhecimento intermediário em informática.